Nokia 5 está a receber a atualização estável para o Android Oreo

Rui Bacelar
Nokia 5 Android Oreo atualização
Construído em metal, Android puro e extremamente acessível.

O seu preço ronda atualmente os 200€ (229€ preço máximo) em loja física nacional. Relativamente acessível, este smartphone Nokia 5 denota uma boa qualidade de construção, design simples e características técnicas modestas. Agora, este dispositivo recebe a atualização oficial e estável para o novo Android Oreo 8.0.

A mais cobiçada versão do sistema operativo Android chega agora ao smartphone Nokia 5, equipamento que fora apresentado no Mobile World Congress 2017 (MWC) e que está prestes a celebrar um ano de vida. Distribuído pela HMD Global, empresa que atualmente detém os direitos de comercialização e distribuição dos smartphones e telemóveis Nokia.

Vê ainda: Android Oreo. Tudo o que mudará no teu Nokia 6

A empresa finlandesa cumpre agora a sua palavra. Atualizações periódicas do sistema operativo Android. Agora, com direito à atualização oficial, estável e que agraciará este dispositivo com novas funcionalidades. Começou hoje a ser distribuída, tal como nos conta Juho Sarvikas, chefe de produto na empresa HMD Global.

O portador da boa nova anunciou que, depois de o Nokia 6 já ter recebido esta mesma atualização, ontem, chega agora a vez do modelo TA-1021. Trata-se da variante global, distribuída em Portugal, do smartphone Android conhecido por Nokia 5.

Nokia 5 já está a receber a atualização para Android Oreo

O Android Oreo 8.0 foi apresentado pela Google no passado dia 21 de agosto. Mais recentemente, em dezembro de 2017 receberia uma atualização incremental para Android Oreo 8.1. Agora, se tens um dispositivo Nokia 5 (TA-1021) prepara-te para receber as novidades. Fica atento às notificações pois muito em breve receberás um aviso de atualização de sistema disponível.

Android Oreo está a ser distribuído via OTA (over the air)

Nokia 3 smartphone Android Nougat Android Oreo
O Nokia 3, tal como prometido, já está a receber as novidades. ©Cnet

Note-se que estas novidades estão a chegar aos utilizadores via OTA (over the air) pelo não terás de fazer rigorosamente nada a não ser aguardar pela sua chegada. Note-se ainda que esta distribuição, como já é hábito, está a ser feita de forma gradual e faseada. Desta forma, poderá demorar algumas horas, dias ou simplesmente alguns minutos até que o Oreo te "bata à porta".

Fica atento e assim que receberes a notificação de atualização disponível lembra-te de carregar o teu smartphone com pelo menos 50% de carga. Em seguida, descarrega o novo firmware (software de sistema) via Wi-Fi. Isto, claro, para não sobrecarregares o teu plano de dados.

Android Oreo traz um grande leque de novidades para o Nokia 5

As novidades do novo Android Oreo são consideráveis. Terás, em primeiro lugar, um reforço da segurança através da instalação do novo patch de janeiro de 2018. Em segundo lugar, também o Google Play Protect estará mais forte e protegerá o teu smartphone (é o único "anti-virus" que necessitarás).

Para além disso terás um reforço da velocidade do teu Nokia 5. Mais rápido a abrir aplicações. Mais rápido nas animações, navegação nos menus, mais fluído e veloz mesmo a iniciar o smartphone. Terás também uma melhoria considerável na autonomia de bateria. Algo que também se deve ao controlo apertado dos processos a serem executados em segundo plano.

Terás os pontos para as notificações, os ícones adaptáveis, o auto-preenchimento de formulários, a nova gestão das notificações com novos canais de ajuste. Poderás definir quando, quais e como é que os alertas serão dados no teu dispositivo. Tudo isto e muito mais. Poderás consultar aqui, as novidades do Android Oreo na íntegra.

E tu, já recebeste esta importante atualização no teu dispositivo? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi MIX 2S pode ser o primeiro Android com o Snapdragon 845

Nokia 10. Primeiros renders do smartphone Android chegam à Internet

Este será o primeiro smartphone Android com 10GB de RAM

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.