Nokia 5.1 - o novo ''clássico''preparado para 2018 com Android One

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Ano novo, smartphone novo. Depois de Top 10 das maiores fabricantes mundiais.

Vê ainda: a

Fortalecendo o seu portfólio de produtos neste competitivo mercado, a fabricante finlandesa apresentou-nos o seu Nokia 5.1. Renovado após um ano, o terminal mantém o design familiar, clássico e elegante.

Mantém também a qualidade de construção, frisando a sua integridade estrutural proveniente de um único bloco de alumínio série 6000. Este, melhorado através de um rigoroso processo de 33 etapas de usinagem, anodização e polimento. Tudo isto para conferir um acabamento acetinado requintado e uma excelente sensação ao toque.

Já a nível de melhorias nas suas características técnicas temos aqui um ecrã maior em 0,3 polegadas num corpo 2mm mais estreito. Podemos também notar a presença de um maior cuidado em todos os detalhes. Algo que é notório na harmonização das extremidades arredondadas do ecrã com as esquinas do telefone. Tudo isto para proporcionar uma experiência compacta e manuseável.

Chegou o novo Nokia 5.1 com o Android One da Google

As linhas das antenas estão presentes nas arestas superior e inferior do smartphone, garantindo uma boa recepção de rede. Já na sua parte frontal, temos o ecrã com o formato 18:9 e um display IPS LCD de 5.5 polegadas. A nível de resolução temos aqui o padrão Full-HD+, portanto 1080 x 2160 pixéis.

O Nokia 5.1 conta ainda com vidro Gorilla Glass da Corning (geração não especificada) para lhe dar uma proteção contra riscos. Podemos também citar a presença de uma densidade de 439 pixéis por cada polegada de display.

Hardware - Helio P18 da MediaTek

Aqui, a própria fabricante afirma que o ecrã é apto para uma experiência de visualização de conteúdos de excelência. Seja ao navegar na Internet, a assistir aos programas favoritos de TV ou partilhar divertidos memes. Temos também um único altifalante na sua aresta inferior.

No interior deste smartphone temos o SoC Helio P18 da MediaTek. Este conta com um total de 8 núcleos e apresenta uma frequência máxima de processamento a 2.0Ghz. Aqui, segundo a própria tecnológica, o novo smartphone é 40% mais rápido e potente do que a geração anterior.

Android Oreo da Google através da iniciativa Android One

Para manter tudo a funcionar temos também uma bateria de 2970mAh de capacidade. Importa ainda citar a presença de uma porta microUSB 2.0 para carregamento e transferência de dados bem como a porta áudio P2 (jack).

Temos conectividade Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, dual-band e WiFi Direct. Temos também um leitor de impressões digitais / sensor biométrico na sua traseira. Acima, temos uma câmara de 16MP com foco automático, deteção de fase e câmara frontal de 8MP com lente grande angular.

Android One garante atualizações fornecidas pela Google

Cumpre ainda citar que o sensor de impressão digital do Nokia 5.1 foi transferido para a parte de trás do smartphone. Isto para que seja possível desbloqueá-lo com o dedo indicador. Mais ainda, poderás até deixar a carteira em casa e pagar com segurança e facilidade graças à tecnologia Pay.

Reflectindo a crescente preocupação da Nokia com o quesito das atualizações de sistema e segurança, a tarefa foi delegada na Google. Isto é, para além de utilizar uma versão pura do Android, as atualizações serão fornecidas pela Google.

Bateria de 2970mAh com porta micro USB 2.0 no Nokia 5.1

Além disso, os smartphones como o Nokia 5.1 serão atualizados para o Android P, a próxima versão deste sistema operativo. Desta forma, os utilizadores poderão contar com atualizações de sistema e de segurança, sempre a tempo e horas.

No geral temos melhorias em todos os pontos importantes de um smartphone. Desde o processador, câmara. Ainda assim, é de louvar sobretudo o fornecimento de atualizações periódicas. Isto é, teremos aqui um dispositivo capaz durante vários (2 a 3) anos.

Ainda assim, sentimos que já está na hora de as fabricantes adotarem a porta USB do Tipo C como padrão, deixando cair a microUSB. Para o consumidor é uma solução mais prática, permitindo também velocidades superiores de transferência de dados e carregamento.

O novo Nokia 5.1 chega ao mercado português com três cores clássicas. Temos aqui Cobre, Azul Temperado e Preto (disponível algumas semanas mais tarde). Teremos também duas opções de armazenamento / RAM. Temos aqui 2GB / 16GB, 3GB / 32GB e estarão disponíveis a partir de agosto de 2018.

De momento a fabricante não revelou o preço de venda ao público (p.v.p) deste novo smartphone com a plataforma Android One da Google.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Oreo 8.1

d, Fortnite está a caminho da Nintendo Switch

d?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.