Nokia 3310 - Primeiras impressões e um grande desafio!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Damos as boas-vindas ao regresso de um ícone. O novo Nokia 3310 é o embaixador da mítica marca finlandesa. Agora sob a tutela da HMD (a casa dos novos Nokia), será o primeiro de pelo menos 3 novos smartphones a chegar ao mercado. Fiel ao seu "pai", o novo Nokia 3310 mantém os traços característico daquele que foi certamente um dos telemóveis mais cobiçado entre 2000 e 2002. Volvidos 17 anos sobre o seu lançamento está na hora de conhecer o seu sucessor direto.

Vê ainda: Já acabou o Roaming na Europa – Quais os custos que poderemos sentir?

Agradecemos desde já à Phone House Portugal a cedência dos equipamentos para podermos trazer estes conteúdos, bem como uma análise. Além disso, lanço agora o desafio. Será possível utilizar este Nokia 3310 como equipamento principal durante uma semana?

Conseguirá um techblogger e youtuber nos tempos livres sobreviver com um Nokia 3310 em pleno 2017? Sem redes sociais, com um ecrã mínimo de 2.4 polegadas. E nem sequer tem wi-fi...deixem os vossos comentários abaixo e partilhem este artigo/vídeo para sabermos que querem mesmo que me submeta a tal provação... (Não estou particularmente entusiasmado) Fica nas vossas mãos.

Nokia 3310 - o poder da Nostalgia

Numa altura em que mais de 5 mil milhões de pessoas em todo mundo utilizam dispositivos móveis (smartphones, tablets, smartwatches, etc) para se ligarem à Internet, segundo a agência Ericsson, cerca de 55% são smartphones (telemóveis inteligentes - o oposto do Nokia 3310).

Partilha o vídeo/artigo e ajuda-me a aguentar uma semana com o Nokia 3310

Além disso, cerca de 80% de todos os dispositivos móveis vendidos entre janeiro e março de 2017 foram smartphones portanto a sua influência na forma como nos ligamos à Internet continuará a crescer nos próximos meses.

Mais ainda, a velocidade de ligação à Internet a partir dos dispositivos móveis também está a melhorar significativamente. Segundo a Ericsson, em março de 2017 já cerca de 4.6 mil milhões de utilizadores possuem um pacote / plano de dados de grande tráfego. Com isso também não terei que me preocupar no Nokia 3310 uma vez que a conexão à Internet será feita através de WAP 2.0/xHTML.

Facebook tropeça - Redes sociais crescem

Não posso deixar passar esta métrica sobre o número de utilizadores ativos do Facebook, uma rede social que também não me perturbará no Nokia 3310 (nem qualquer outra para esse efeito). Tendo baixado cerca de 50 milhões de contas ativas um pouco por todo o mundo, o Facebook tropeça e regista uma diminuição de 2.5% face ao número registado nos meses passados onde contava com 1.968 mil milhões de perfis ativos.

Os dados chegam-nos através da agência redes sociais. Estas representam um palco perfeito para as agências de marketing e publicidade. Aliás, raro é o dia em que não vemos, por exemplo, uma foto no Instagram onde não tenha alguma promoção de produto. Afinal de contas acho que vou gostar de me desligar da Web durante uma semana...

Já agora, qual foi o teu primeiro telemóvel da Nokia?

Outros assuntos relevantes:

Motorola Moto Z2 vê especificações reveladas antes da sua apresentação

LG V30 e LG G7 podem ser apresentados mais cedo que o habitual

Parte traseira do Xiaomi Mi6 Plus é revelada por imagem que confirma Dual-Câmara

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.