Nokia 3.2 e Nokia 4.2: novos gama-média já são oficiais

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Nokia acaba de anunciar os seus próximos gama-média para 2019. Os Nokia 3.2 e 4.2 são dispositivos que se apresentam com um design futurista, mas um preço que agradará àqueles que não querem gastar mais de 200€ num dispositivo.

A apresentação ocorreu na Mobile World Congress e deu aos consumidores novas opções para quem procura Android puro a baixo preço. Assim, estes dois modelos chegam ao mercado com especificações de entrada, mas com design acima do seu preço.

Nokia 4.2 é interessante para o seu preço

Com efeito, o Nokia 4.2 não é o sucessor de nenhum modelo. Temos vidro à frente e atrás, com uma moldura em plástico. Este é o modelo mais premium dos dois, mas também o mais caro. Conta com uma notch gota de água, num painel de 5.71 polegadas a 720p.

O dispositivo vai estar equipado com o Snapdragon 439 e podes contar com versões de 2 e 3GB de RAM. Estas versões variam, assim, consoante o seu armazenamento – 16 ou 32GB expansíveis.

Em termos de câmaras, podes inegavelmente contar com duas na sua traseira – uma de 13 MP e abertura de f/2.2 e outra de 2 MP. Teremos também autofócus e flash LED. Além disso, a grande novidade nesta gama é o facto de termos o modo noite. Também na sua traseira, temos um sensor de impressões digitais.

A pequena notch tem no seu centro a câmara frontal de 8 MP, destinada a selfies e também com a possibilidade de desbloqueio facial. Além disso, um dos grandes atrativos no Nokia 4.2 é o facto de ter um botão dedicado para a Google Assistant.

Os preços apenas se sabem os do mercado americano. 169 dólares para a versão de 16GB e 199 dólares para a de 32GB. O Nokia 4.2 vai, ademais, estar dsponível em Preto e Rosa Areia.

Nokia 3.2: menos especificações, mas mais bateria

Quanto ao Nokia 3.2 é o sucessor natural do 3.1 e 3.1 Plus. Ainda assim, temos maior ecrã, menos margens, mais bateria e um novo processador.

Assim, podes contar com um ecrã de 6.26 polegadas de 720x1520p com a notch gota de água para a câmara frontal. Neste modelo, o processador é o Snapdragon 429, com 2/16GB ou 3/32GB, dependendo da versão que escolhas. Contudo a versão de 3/32GB é a única a ter sensor de impressões digitais.

O Nokia 3.2 não tem o modo noite

A câmara traseira é de 13 MP, tem autofócus, mas podes esquecer o modo noite neste modelo. A câmara frontal tem 5 MP e serve, não só para selfies, mas para desbloqueares o dispositivo facialmente. Neste modelo podes contar com uma bateria de 4000mAh.

Terás, ademais, Android Pie com o programa Android One e uma luz de notificações no botão de ligar/desligar – tal como no 4.2. Temos também 4G, Rádio FM e o botão dedicado à Google Assistant.

Espera-se que o smartphone chegue ao mercado em abril com o preço de 139 dólares para o modelo de 16GB e 169 dólares para o modelo de 32GB com sensor biométrico. Ainda não há, neste momento, preços oficiais para o mercado europeu.

Editores 4gnews recomendam:

Nokia 1 Plus é o mais recente membro do programa Android Go

Nokia 210 é o novo telemóvel da Nokia que custa 30€

Vídeo mostra ao pormenor o smartphone dobrável Samsung Galaxy Fold

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.