Nokia 1 é oficialmente o mais barato smartphone Android Go

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 4 min.

A Nokia apresentou um monte de produtos no Mobile World Congress em Barcelona. Um deles, foi o Nokia 1. Este é o equipamento da empresa que inicia e abre toda uma panóplia de smartphones Android a mesma lançou para o mercado. Agora, está na altura de o conheceres em primeira mão. Chega com o Android Go / Android Oreo "Go Edition".

Como o próprio nome/número indica, o Nokia 1 é, de todos eles, o mais básico dos smartphones. Contudo, até que ponto é que o mercado não exige um equipamento como esse? Chega com o Android Oreo "Go Editon". Está na hora de dizer adeus a uma experiência de utilização lenta ou frustrante.

Vê ainda: Alcatel revela o Alcatel 3, 3X e Alcatel 3V no MWC

Há vários tipos de consumidores e necessidades e, para quem não pretender gastar um valor exorbitante num dispositivo porque só fará algumas chamadas, enviará poucas mensagens e tirará uma ou outra fotografia, o novo gama-baixa será uma escolha óbvia. Ao passo que só agora é que algumas fabricantes estão a distribuir o Android Oreo, a Nokia mostra que é possível trazer as atualizações de forma rápida e pontual.

No palco do Mobile World Congress, a Nokia mostrou-se humilde, orgulhosa dos seus fãs e extremamente realista. Apostando numa estreita parceria com a Google, temos aqui a plataforma Android Oreo "Go Edition" ou Android Go. Com aplicações leves e todo um sistema operativo otimizado para as suas especificações bastante modestas.

Não é pelo aspeto que o Nokia 1 pode ser esquecido...

Com efeito, o novo terminal Android concebido pela empresa finlandesa e pela HMD tem um processador (provavelmente MediaTek) com 4 núcleos de processamento. Aliado a somente 1GB de RAM. Enquadra-se naquilo que é o seu conceito, sem dúvida. Será extremamente compacto, com um ecrã ou tela de 4.5 polegadas, tecnologia IPS LCD com o formato 16:9. A sua resolução fica-se pelos 480 x 854 pixéis (qHD). Extremamente modesto, o Nokia 1 promete ser fluído e dar a possibilidade aos utilizadores, mesmo aqueles com poucas possibilidades. Chega com o Android Go.

Este é o novo smartphone da HMD Global com Android Go

Do mesmo modo, um dos outros aspetos que podem chocar à vista da maioria dos consumidores, mas não de todos, é o seu ecrã. Este tem apenas 4.5polegadas de tamanho e trata-se de um IPS LCDcom cores e detalhe que não deverão ser tão boas quanto os standards atuais. Mantém o formato 16:9. Note-se que todo o seu aspecto é extremamente familiar.

Por outro lado, ainda que possua duas câmaras, uma atrás e outra à frente. Também não se pode esperar que grandes retratos delas surjam. Consequentemente, o sensor traseiro conta com 5MP e o frontal com apenas 2MP. Sim, é extremamente modesto,

Todavia, uma das grandes características deste equipamento é que se trata de um dos primeiros a contar com o novo software da Google. Assim, é o Android Go aquele que integra o terminal, e com ele traz toda a sua mestria.

Android Go fará toda a diferença no Nokia 1!

Da mesma forma, há outras vantagens quando se adquire um smartphone como este e uma delas é a existência do clássico headphone jack. Ainda que possua bezels enormes, não há nada como poder ter a entrada para os earphones que tanto se gosta. A marca orgulha-se da sua aparência muito familiar e facilmente reconhecível. Com efeito, todo o seu look é bem evocativo dos antigos telemóveis da marca.

Nokia 1, smartphone, chega para substituir os telemóveis

Mesmo assim, há que não esquecer que, devido ao seu reduzido preço de, o Nokia 1 traz consigo uma entrada microUSB. Entrada esta para carregamento e que, como é óbvio, não se trata de carregamento rápido. Mais uma vez, temos que ter em conta este será um dispositivo muito, muito modesto.

Com cores e linhas bem familiares, com uma simples câmara de 5MP na sua traseira. Este equipamento, com um altifalante traseiro, conta também com uma estrutura metálica para lhe conferir uma robustez extra.

Android Go, por 85 dólares, o smartphone mais económico da Nokia

Por falar em bateria, a mesma terá uma capacidade modesta. Algo que, olhando para todo o terminal e respetivas especificações, deverá ser mais do que suficiente para um dia de uso moderado. Será um smartphone para os consumidores que menos podem investir. Mesmo assim, a Nokia acredita que também esta faixa de mercado merece usufruir de uma boa experiência de utilização. Decisão que temos de aplaudir.

O Nokia 1 chegará a alguns mercados-chave com o modesto preço de 85 dólares, o equivalente a 69€. Não é garantido que este smartphone Android chegue a Portugal. Será um produto destinado a mercados em desenvolvimento. Estamos em Barcelona para te trazer todas as novidades da Nokia, todos os novos produtos e lançamentos. Fica atento ao nosso site e canal de YouTube. Deixa-nos também a tua opinião sobre este dispositivo com Android Go.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Alcatel 5 apresentado oficialmente no Mobile World Congress 2018

Samsung Galaxy S9 – Já podes ver o vídeo de apresentação dos smartphones

Xiaomi Mi Mix 2S. Já há data de apresentação oficial do smartphone

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.