No Top smartphones mais rápidos no carregamento sem fios não há Apple nem Samsung

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Está a aumentar o número de utilizadores que prefere recorrer ao carregamento sem fios para alimentar as baterias dos seus smartphones. Por sua vez, algumas marcas estão também agora a levar esta funcionalidade para um patamar com mais velocidade.

Agora vamos mostrar-te quais são os smartphones mais rápidos do momento, no carregamento sem fios, prepara-te para seres surpreendido.

Marca e modelo Carregamento sem fios Tempo de carregamento
Honor Magic 6 Pro Até 66 watts 40 minutos
Xiaomi 14 Até 50 watts 46 minutos
OnePlus 12 Até 50 watts 55 minutos
Vivo X100 Pro Até 50 watts Menos de 60 minutos
Huawei Mate 60 Pro/P60 Pro Até 50 watts Menos de 60 minutos
OPPO Find X7 Ultra Até 50 watts 60 minutos

Como podes ver no quadro acima ilustrado, os mais rápidos do mercado pertencem todos a marcas chinesas. A Honor com o novo Magic 6 Pro redefiniu, mais uma vez, a velocidade a bater com os seus incríveis 66 watts, capazes de levar a bateria aos 100% em apenas 40 minutos.

Apple e Samsung longe da corrida dos mais rápidos

Para o caso de estares neste momento a perguntar então e a Apple e a Samsung, fica a saber que as duas rivais apresentam exatamente as mesmas velocidades.

A tecnologia Magsafe da Apple, com um carregamento de até 15 watts, demora cerca de duas horas a carregar sem fios o iPhone 15.

Por sua vez, o carregamento Qi da Samsung, também com de até 15 watts, demora as mesmas duas horas a carregar na totalidade o Galaxy S24.

Existem marcas capazes de superar qualquer modelo acima referido, como é o caso da Infinix que, graças à sua tecnologia All-Round FastCharge, consegue fornecer um carregamento sem fios de 110 watts. Mas, infelizmente, em Portugal não temos acesso a terminais desta marca, por essa razão, limitámos o quadro referência a terminais que podem ser adquiridos na Europa.

Próximo padrão de carregamento sem fios: Qi2

imagem alusiva ao carregamento sem fios de um smartphone
O próximo padrão de carregamento sem fios para o universo Android é semelhante ao MagSafe da Apple Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Entretanto, sabemos já que o próximo padrão de carregamento sem fios será o Qi2. Por surpreendente que seja, este padrão não vai ser mais rápido a carregar a bateria.

Vai antes impulsionar os fabricantes de smartphones Android a integrar nos terminais tecnologia semelhante ao MagSafe da Apple. Por outras palavras, conetar o smartphone ao carregador sem fios através de um sistema magnético.

De acordo com alguns rumores, a série Pixel 9 da Google poderá ser a primeira a adotar o novo padrão. Recorde-se que esta geração de smartphones está prevista para ser lançada em outubro deste ano.

Durante o próximo ano, é possível que mais fabricantes do universo Android sigam o exemplo da Google, muito possivelmente com a Samsung a dar o pontapé de saída com a geração Galaxy S25 que deverá chegar no primeiro mês de 2025.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt