No próximo smartphone deves apostar na memória RAM. Sabe aqui porquê

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Até agora, 8 GB era a capacidade suficiente de memória RAM para operações mais exigentes como a multitarefa.

Mas quando chegar o momento de substituíres o teu smartphone, deves preparar-te para aumentar a fasquia da memória RAM para um mínimo de 12 GB ou 16 GB, com o ideal a superar estes valores. A razão para isso: tecnologia de Inteligência Artificial.

As exigências da Inteligência Artificial

imagem alusiva à memória RAM dos smartphones
Uma maior capacidade de memória RAM aumenta o preço do smartphone Imagem gerada por IA Microsoft Designer

A tecnologia de Inteligência Artificial envolve requisitos exigentes. Tudo porque o dispositivo móvel necessita de poder de processamento. Ainda que os recursos IA possam ser executados de forma mais ou menos rápida, dependendo do processador, vão sempre necessitar de muitos GB de RAM para funcionarem.

Enquanto os jogos e aplicações podem requisitar ativos consoante as suas necessidades, a Inteligência Artificial, sobretudo a generativa, precisa de acesso imediato aos componentes, o que implica muita memória e que esta seja muito rápida.

Especialmente se o dispositivo executar os recursos IA localmente. Neste caso, um processador com desempenho à altura e memória RAM em quantidade e velocidade são requisitos obrigatórios.

Mas há outra razão para uma RAM com mais capacidade

Mesmo que a tecnologia IA não seja uma prioridade para o utilizador, justifica-se que na altura da compra seja escolhido um modelo com mais memória RAM. Tudo para que o smartphone seja à prova de futuro.

Recorde-se que atualmente as marcas fornecem já políticas de atualizações bastante generosas. Temos a Google e a Samsung a disponibilizar grandes upgrades de software durante sete anos enquanto outras marcas se ficam pelos cinco anos.

Contas feitas vai também ser necessária uma capacidade de RAM generosa para acompanhar devidamente estas atualizações e mantermos o smartphone por mais tempo até nova substituição.

Por outro lado, mesmo que Inteligência Artificial não seja um requisito desejável agora, no futuro, é possível que o avanço nesta mesma tecnologia a torne mais sedutora. Mais: para já, temos Samsung e Google a liderar o caminho por estes recursos.

Em setembro, muito provavelmente a Apple vai também apresentar novidades nesta área. Isto já para não falar que marcas chinesas como a Xiaomi, OPPO e OnePlus vão também começar a fazer uma aposta mais forte nesta área.

O futuro pode reservar novos recursos baseados em IA que sejam ainda mais interessantes e até que ajudem o utilizador em algumas das suas tarefas diárias e todos vamos querer beneficiar desse avanço certo?

Nesse sentido, quando chegar a altura de substituíres o teu smartphone, coloca na lista de requisitos a cumprir uma memória RAM preferencialmente acima dos 16 GB. Claro que isso terá um custo, mas em contrapartida, ficas com um modelo à prova de futuro.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt