No Android 11 será ainda mais difícil instalar uma APK

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Nos últimos anos, temos visto um esforço constante da parte da Google em tentar desincentivar os utilizadores a instalarem aplicações fora da Play Store. Afinal de contas, este é o principal veículo para a entrada de malware no sistema operativo.

Com a chegada do Android 11, eis que mais um entrave é colocado pela Google. Sempre que dás permissão a uma APK para ser instalada no teu smartphone, o Android irá reiniciar automaticamente essa app.

Terás de ser mais persistente que nunca se quiseres instalar uma APK

Atualmente, se quiseres instalar uma APK no teu smartphone terás de dar-lhe permissão para isso. Uma vez concedida, voltas automaticamente ao ponto em que estavas e só tens de carregar em instalar e esperar que o processo se conclua.

No Android 11, depois de dares a autorização para a instalação dessa APK, a aplicação irá desaparecer do ecrã. Ou seja, serás forçado a abrir novamente a app para que esta possa ser instalada.

Este comportamento foi avistado numa versão de testes do Android 11 e rapidamente os programadores colocaram o problema à Google. Em resposta, a empresa americana adianta que este comportamento é propositado.

A Google menciona que esta medida é consequência de um novo mecanismo de segurança que será implementado no Android 11. Um mecanismo que visa evitar que aplicações tenham acesso às informações de outras.

Sempre que possível deves instalar aplicações presentes na Play Store

Uma das vantagens do Android é precisamente a liberdade que ele nos oferece, seja para personalizar o seu aspeto ou para instalar aplicações que nem sempre encontramos na loja oficial. No entanto, essa é uma prática que deves evitar.

A instalação de APK´s externas deve ser evitada por razões de segurança. Estas não passam pelo crivo da Play Protect, o que significa que não são inspecionadas para a existência de malware.

Assim sendo, se queres mesmo instalar algo que não se encontra na Play Store, deves descarregar essa APK de fontes seguras. Uma das mais aconselhadas é a APK Mirror, portanto, dá sempre uma vista de olhos por lá quando quiseres uma APK.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Android: aplicação fica ainda mais interativa na próxima atualização!
  • Google elimina da Play Store a aplicação para remover Apps chinesas!
  • Google Pixel 4A tem design revelado pelas capas!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.