Tal como planeado, a Nvidia revelou hoje ao mundo as suas novas placas de gráficas topo de gama. Ao todo temos três novas placas gráficas com especificações impressionantes e que prometem manter a empresa americana no topo deste segmento.
Aquela que mais impressiona é a nova Nivida RTX 3090, com a promessa de correr jogos a uns incríveis 8K e 60 fps. Para os utilizadores mais comuns, teremos as RTX 3070 e RTX 3080 com promessas mais comedidas, mas preços mais acessíveis.
Nvidia RTX 3080 é a primeira gráfica com arquitetura Ampere
Esta será a gráfica que mais facilmente veremos em computadores de topo dedicados ao gaming. Com um preço base de 699 dólares e a promessa de ser duas vezes mais potente que a RTX 2080, esta será a escolha para quem quiser jogar em 4K a 60fps.
Com a inclusão da arquitetura Ampere, a Nvidia RTX 3080 conseguirá proporcionar uma potência de 30 TFLOPs. Onde esta tecnologia terá mais impacto será nos Tensor Cores, com a nova RTX 3080 a contar com uns impressionantes 285 Tensor-TOPs.
Claro que a tecnologia ray tracing tinha de ser melhorada nas novas placas gráficas da Nvidia. Mais uma vez, a nova arquitetura Ampere terá um papel muito importante neste capítulo, o que significa que os jogos passarão a correr de forma muito mais suave.
Para os jogadores um pouco menos exigentes temos a Nvidia RTX 3070. Esta nova placa gráfica promete mesmo ser mais rápida que a potente RTX 2080 Ti, uma promessa impressionante para os seus 499 dólares.
A julgar pelo que se conhece da RTX 2080Ti, a nova Nvidia RTX 3070 será uma excelente escolha para que procurar algo para jogar a 4K ou em 1440p. Por isso, esta poderá ser a escolha mais indicada para a maioria dos consumidores.
Em ambos os modelos, temos agora uma nova configuração com duas ventoinhas que promete melhorar bastante o fluxo de ar. Além disso, fica a promessa de serem três vezes menos barulhentas e com uma eficiência energética 30% superior.
Nvidia RTX 3090 é a gráfica mais hardcore lançada hoje
Certamente que a placa que menos procura do leque lançado hoje pela Nvidia será a nova RTX 3090. Esta é a sucessora da famosa linha Titan e a escolha de um nicho muito específico.
A promessa de correr jogos em 8K a 60 fps é impressionante, mas ainda não há muito hardware capaz de tirar real proveito destas capacidades. Além disso, o seu preço de 1499 dólares coloca a RTX 3090 fora do alcance da maioria das pessoas.
Resta ainda informar que a RTX 3080 será a primeira a chegar ao mercado, já no dia 17 de setembro. Uma semana depois, a 24 setembro temos o lançamento da RTX 3090, ficando a RTX 3070 prometida apenas para outubro.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy Z Fold2 chega a Portugal: este é o preço do dobrável
- Xiaomi garante um novo Mi 10 barato. Preço vai conquistar
- Este smartphone dobrável seria um verdadeiro sonho (patente)