Nissan transforma um clássico num moderno EV. Vê aqui o carro em vídeo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Numa missão arrojada que pode chocar alguns puristas, a Nissan transformou o icónico R32 Skyline GT-R num veículo elétrico.

A estrela do jogo Gran Turismo abraçou a tendência elétrica, com algumas adaptações cruciais para que conseguisse fornecer a mesma experiência ao volante que o popular congénere a gasolina. Vê aqui o vídeo.

Nesta missão designada por “eletrificar um ícone”, uma das principais alterações foi a substituição do motor biturbo de 2,6 litros por dois motores elétricos de 160 kW que alimentam cada eixo do novo ícone elétrico.

Ryozo Hiraku, um dos engenheiros responsáveis por este projeto explica que era também importante replicar a experiência de condução do R32 GT-R para as gerações futuras.

Para isso acontecer, o som do motor original foi gravado e é reproduzido no habitáculo para fornecer uma experiência “tão visceral” como o ícone a gasolina faz desde a década de 1990 e que o tornou tão popular.

Mais. Foi também adicionado um “amortecedor de troca de mudanças” que replica o solavanco mecânico experimentado com o Nissan R32 GT-R original cada vez que o condutor sobe ou desce uma mudança.

A equipa da Nissan empenhou-se nesta missão de tal forma que chegou ao ponto de desmontar o desportivo a gasolina na totalidade para criar renderizações 3D de cada peça, através do sistema CAD.

Foram também acrescentados travões e rotores maiores de um Nissan R35 GT-R para conferir mais poder ao elétrico icónico R32 GT-R que, nesta versão elétrica, ganha mais 367 quilos.

À exceção destas alterações, o bólide é uma réplica fiel do popular carro desportivo dos anos 90.

Ryozo Hiraku avança que não existem planos para disponibilizar um kit de conversão, mas que esta maneira pode ser uma forma de “salvaguardar o legado de carros como o R32 GT-R para as gerações futuras”.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt