Painel Ao-Solar Extender fornece mais 3.000 km de autonomia por ano
Ainda que as últimas notícias sobre a Nissan não fossem animadoras, agora parece que tudo está a mudar. Recentemente, a marca deu a conhecer o novo painel Ao-Solar Extender.
Tal como o nome indica, trata-se de um painel solar que pode ser montado no tejadilho do veículo elétrico para reduzir a dependência dos carros da rede de carregamento. Avança a Nissan que o novo painel pode gerar de até mais 3.000 quilómetros de autonomia, por ano.
As imagens mostram o Ao-Solar Extender instalado no Nissan Sakura, o modelo elétrico mais vendido no Japão. E ainda que, à primeira vista pareça estranho, não é muito diferente do que acontece com várias casas que também são alimentadas por painéis solares.
Como funciona
De acordo com informações divulgadas pela Nissan, o Ao-Solar Extender pode carregar o veículo quando este está em movimento ou estacionado, uma vez que o painel consegue recolher energia em ambas as situações.
Mas quando está parado, o novo painel da Nissan pode ser estendido para aumentar a superfície de entrada de energia. Neste caso, diz a marca, pode gerar qualquer coisa como aproximadamente 500 watts.
Por outro lado, quando estendido, o Ao-Solar consegue criar uma sombra que abrange o para-brisas. O resultado é que consegue evitar que a cabine do carro atinja uma temperatura escaldante, reduzindo assim a necessidade da utilização excessiva do sistema de ar condicionado.
E a Nissan vai mesmo avançar com esta solução original. Entre 30 de outubro e 9 de novembro, a marca vai apresentar o Sakura com o novo Ao-Solar Extender, no Salão Automóvel de Tóquio. O lançamento comercial será posteriormente anunciado pela Nissan.
