Nintendo Switch ofusca (e muito) vendas da Xbox Series X e PS5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A PlayStation 5 (PS5) da Sony vendeu mais do dobro das unidades durante o primeiro trimestre de 2021 face às rivais Xbox Series X, de acordo com o relatório da agência Ampere Analysis. Contudo, a Nintendo Switch vendeu mais que ambas, combinadas!

O relatório aponta mais de 2,38 milhões de consolas Sony vendidas no 1.º trimestre a chegar às mãos dos consumidores, ainda que os problemas de escassez de componentes continuam a condicionar as vendas. Mesmo assim, a grande vencedora seria a Switch.

A Nintendo Switch foi a consola mais vendida no 1.º trimestre de 2021

A Nintendo vendeu mais de 5,86 milhões de consolas Nintendo Switch durante os primeiros três meses do ano, de acordo com a Ampere. A empresa aponta assim um crescimento de 12% face aos valores registados no período homólogo de 2020.

Já a Nintendo partilharia um valor mais comedido, de 4,72 milhões de consolas vendidas até ao dia 31 de março de 2021. É um ligeiro desfasamento entre os dados avançados pela agência de análise de mercado e a própria Nintendo, refletindo as diferentes métricas usadas.

Recordamos, a propósito, as declarações de Shuntaro Furukawa, responsável máximo pela Nintendo que menciona os problemas de escassez de componentes como fator limitativo do volume de produção da empresa. Foi, mesmo assim, um trimestre positivo.

"A Nintendo Switch continuará a vender mais que a PS5 da Sony e as Xbox Series X da Microsoft durante 2021 - a plataforma atingiu o pico do ciclo de vendas e tem um desempenho muito forte", afirmou o analista Piers Harding-Rolls da Ampere Analysis.

A Sony PS5 vendeu mais do dobro das Xbox Series X

Segundo a agência de análise de mercado a Microsoft somou mais de 1,31 milhões de consolas Xbox Series X vendidas durante os primeiros três meses de 2021. São valores positivos face a gerações anteriores, sofrendo também com a escassez de componentes.

Por sua vez, a Sony somou mais de 3,3 milhões de unidades da PS5 vendidas em todo o mundo durante o mesmo período. O valor, de acordo com a agência em questão, denota a grande procura pela consola, superando praticamente todas as antecessoras.

Importa frisar que a Microsoft não especificou exatamente quantas unidades das consolas Xbox Series X teria vendido. Frisou, apenas, que as receitas geradas pelo departamento de hardware subiram 232% face ao passado ano de 2020.

O crescimento do departamento foi atribuído à grande procura pelas novas consolas, que também enfrentarão problemas de escassez de stock pelo menos até junho de 2021.

A escassez de componentes afetou por igual a Nintendo, Sony e Microsoft

"Ambas as consolas de nova geração sofrem com problemas de escassez de componentes, limitando a sua capacidade de produção", afirmou o analista Piers Harding-Rolls da Ampere Analysis.

A Nintendo estará já a planear uma nova cor para a Nintendo Switch Lite, entre outros produtos. Entretanto, os rumores apontam também uma nova edição para a Switch com um sério upgdare (melhoria) ao hardware atual.

Em síntese, apesar de sonantes e muito cobiçadas, as novas PS5 e Xbox Series X rendem-se, para já, à popularidade da Switch.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme Watch 2 Pro chegou: smartwatch com bom ecrã e bateria por preço baixo!
  • Apple iPhone 12 supera até o mais procurado dos smartphones Android
  • Mensagens da Google ganham esta boa novidade! Já a descobriram?
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.