Na última reunião de acionistas da Nintendo, o tema forte foi o cloud gaming – onde os jogos podem ser jogados em streaming onde quisermos, ao invés de estarmos limitados a um dispositivo localmente. A Nintendo diz que tem de acompanhar as mudanças do setor, e olha para este tema como o “futuro” dos jogos.
A ideia foi compartilhada por Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo. Embora afirme que os jogos não estarão todos na nuvem tão cedo, vê um “futuro onde as tecnologias de nuvem e streaming se desenvolverão cada vez mais”.
Nintendo vê o cloud gaming como uma boa oportunidade para aumentar a população de jogadores
A Nintendo deve, segundo o presidente, acompanhar essas mudanças. Acreditando que esta é uma boa oportunidade aumentar a “população de jogadores”, Furukawa diz que estas tecnologias trarão oportunidade para o “entretenimento único” da Nintendo chegar a ainda mais jogadores.
Cloud gaming não vai afetar consolas como a Nintendo Switch
Shigeru Miyamoto, diretor da Nintendo, e criador de clássicos como Super Mario ou Zelda concorda que o cloud gaming “vai espalhar-se no futuro”. No entanto, afirma que isso não vai afetar consolas como a Nintendo Switch.
“Vão continuar a haver jogos que são divertidos porque estão disponíveis localmente e não na nuvem”, afirmou Miyamoto. O importante, para o criador, é criar conteúdo que faça sentido nos "mais diversos ambientes técnicos”.
Devemos ter em conta que a Switch já te dá oportunidade de teres dos melhores benefícios do cloud gaming: jogar numa televisão ou num dispositivo portátil onde quer que vás. Contudo, a Nintendo sabe que tal não é suficiente. Embora ainda não tenha o seu serviço de cloud, como a Microsoft ou a Sony, a Nintendo tem vindo a testar a ideia com os parceiros no Japão.
Editores 4gnews recomendam:
- Microsoft prepara uma nova Xbox que funcionará apenas com o xCloud
- Nintendo Switch Mini: imagem mostra possível consola e capa
- Nintendo Switch Online poderá trazer jogos de mais consolas clássicas em breve