Nintendo prepara nova Switch Pro com ecrã OLED e capacidade para 4K

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Há muito que se fala de uma possível revisão à mais recente consola da Nintendo, à qual se tem optado por chamar de Switch Pro. Novas informações apontam para que esta nova versão seja uma realidade, capaz de oferecer reprodução em 4K quando ligada à televisão e um ecrã OLED.

Um conhecido dataminer descobriu dados referentes a uma nova Switch com o nome de código Aula e um novo SoC (Sistema em Chip) Mariko. Segundo SciresM a Nintendo está a trabalhar nesta revisão há cerca de dois anos com foco principal nas melhorias ao ecrã e desempenho da Switch.

Nintendo Switch Pro parece cada vez mais real!

Parece certo que esta nova consola vai finalmente atualizar o seu painel, mas existe ainda incerteza em relação à resolução. O dataminer garante que existem referências no código ao 4K, mas isso pode ser apenas para quando a Switch está na sua "dock" ligada à televisão.

O firmware Aula é compatível com um chip da Realtek que tem a designação "4K UHD multimedia SoC." É possível que este esteja contido na dock e não no tablet, o que justificaria podermos passar a jogar em 4K.

Em modo portátil a resolução pode ser mais baixa, mas é já um avanço significativo em relação ao modelo atual que começa a ficar bastante para trás em relação às exigências dos dias de hoje.

O SoC Mariko vai também permitir um desempenho superior e maior autonomia, mas se a Nintendo tiver de sacrificar alguma coisa será a bateria.

Esta opção pode permitir à marca nipónica subir as velocidades de relógio e assim conseguir rodar os jogos em resoluções mais elevadas na televisão.

Nova Switch pode chegar em breve

Apesar de há muito se falar desta possível nova versão da Switch, acredito que este ano nos traga novidades sobre o tema. A nova geração de consolas está aí e o hardware informático deu um salto grande demais para a Nintendo continuar despreocupada em acompanhar a tendência.

Mesmo tendo em consideração que o público da Big N não terá grandes preocupações em termos de funcionalidades topo de gama, as máquinas de jogos são hoje também centros multimédia.

Posto isso a marca não quererá certamente perder a oportunidade de conquistar mais jogadores e começar a pensar no lançamento de jogos e aplicações que tirem partido de um hardware mais evoluído.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xbox: nova consola a caminho? Patente sugere que sim!
  • Acer revela dois novos portáteis baratos para os amantes gaming
  • PS5 XSX e PC: Worten oferece 50% de desconto na compra do segundo jogo!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.