Os fãs da Nintendo podem respirar de alívio! A empresa japonesa revelou os planos para lançar a sucessora da consola Nintendo Switch. A confirmação chegou numa declaração oficial do presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa.
O executivo avançou que a apresentação da nova consola deverá acontecer até ao final de março de 2025. Recorde-se que a Switch original foi lançada em março de 2017. Isto significa que a sua sucessora chegará com um intervalo de oito anos.
É de esperar que a nova consola traga consigo melhorias significativas em termos de processamento gráfico, desempenho e, possivelmente, funcionalidades inovadoras. Mas, por enquanto, essas permanecem em segredo.
Sucessora da Nintendo Switch não será apresentada no próximo Nintendo Direct
Os rumores apontavam para a revelação da nova Switch durante a próxima Nintendo Direct agendada para junho. Mas Furukawa esclareceu que esta apresentação será focada exclusivamente em atualizações de software para a plataforma Nintendo Switch existente.
Os rumores na comunidade apontam para novas funcionalidades nos Joy-Con, os comandos removíveis da Switch. Especula-se que a próxima versão destes comandos possa incorporar um sistema de fixação magnética ao corpo da consola. Esta melhoraria a portabilidade e a experiência de jogo.
A Nintendo anunciou um desempenho positivo para o ano fiscal de 2024. As vendas da Switch atingiram os 15,7 milhões de unidades, que geraram lucros líqudos de cerca de 3 mil milhões de euros.
No entanto, a empresa prevê um ligeiro declínio nas vendas de hardware para o ano fiscal em curso. Estima vendas de 13,5 milhões de unidades Switch e lucros líquidos na ordem dos 1,8 mil milhões de euros.
Apesar da antecipação de uma quebra nas vendas de hardware, a Nintendo mantém o otimismo no que diz respeito ao software. A empresa prevê vender 165 milhões de unidades de jogos no presente ano fiscal. Neste período teremos o lançamento de títulos muito aguardados pelos fãs, como "Paper Mario: The Thousand-Year Door" e "Luigi's Mansion 2".