1. BYD
O mercado global de veículos elétricos está em constante mutação e tal fica a dever-se a algumas marcas chinesas que aplicam uma estratégia “agressiva” que alia preços mais acessíveis a lançamentos frequentes de novos modelos. Uma das marcas que recorre a esta estratégia é a BYD que conta com presença em Portugal.
Mas esse não é o truque para o sucesso desta marca. O segredo do sucesso é que esta fabricante chinesa produz tudo, desde a bateria dos seus elétricos até aos chips, passando pelo software. O facto de controlar a maior parte da sua linha de produção, permite à BYD praticar preços mais acessíveis, mantendo boas margens de lucro.
A sua oferta de veículos elétricos é também vasta e esta fórmula já valeu à BYD ultrapassar várias vezes a sua rival direta mais conhecida: a Tesla.
2. Geely
A Geely recorre a uma estratégia diferente. Esta marca chinesa optou por segmentar a sua oferta em várias submarcas; por exemplo, a Zeekr foca-se em modelos premium recheados de tecnologia enquanto a Geometry é a submarca da Geely para os modelos de preço mais acessível.
A isto junta-se o facto da Geely deter participações na Volvo, na Polestar e na Mercedes-Benz. Tal dá-lhe um conhecimento e experiência vitais para lidar com o mercado global de carros.
3. NIO
A NIO tem uma estratégia mais prática. Os seus carros permitem que os condutores troquem uma bateria descarregada por uma totalmente carregada. Tendo em conta que autonomia é um ponto crucial na condução elétrica, com esta estratégia a NIO fornece uma solução prática.
Por outro lado, esta marca também aposta forte na integração de tecnologia IA. Os carros da NIO contam com o assistente IA NOMI que consegue aprender os hábitos do condutor, manter conversas mais naturais e executar vários comandos, em simultâneo.
4. Xpeng
Esta é uma das marcas chinesas mais recentes do mercado e que opta por uma estratégia também baseada na integração de tecnologia IA. A Xpeng é conhecida pelos seus modelos de condução inteligente orientados por IA e por ter desenvolvido o primeiro processador de 40 núcleos para carros.
E no mercado chinês, esta marca consegue disponibilizar modelos elétricos com a mais recente tecnologia IA por preços mesmo muito acessíveis. O novo Mona M03 tem um custo naquele país de singelos 14 mil euros.
5. Xiaomi
Esta lista não estaria completa sem a Xiaomi. Em 2023, a marca chinesa apresentou o seu primeiro veículo elétrico SU7 que foi disponibilizado posteriormente em 2024. O sucesso foi imediato com a procura a superar bastante a oferta disponível.
Já este ano, a marca lançou o seu segundo EV YU7 que igualou o sucesso do primeiro modelo em vendas. Para responder à oferta, a Xiaomi teve de ampliar a sua linha de produção, inclusive.
Agora fala-se de que a marca tem mais três novos modelos para lançar no mercado chinês. A isto junta-se a sua entrada no mercado global de elétricos marcada já para 2027. E a ver pelo interesse dos consumidores em cada exposição a que vai fora da China, a Xiaomi vai fazer mexer e muito o mercado global de veículos elétricos.
