Nexus 5X e Nexus 6P não receberão oficialmente o Android P

Filipe Alves
9 Março, 2018

LG Nexus 5X e Huawei Nexus 6P representam as últimas encarnações do programa Nexus. Um programa que aliava a Google a outras empresas construtoras de smartphones para lançar equipamentos com Android puro. Algo que acabou por ser substituído pela linha Pixel, dispositivos desenvolvidos pela própria Google. Agora, com a chegada do novo Android P, chegamos ao fim da linha no suporte oficial para estes smartphones.

O Android P viu a sua primeira versão de testes ser disponibilizada no dia de hoje. Finalmente está disponível para todos os programadores e curiosos a primeira developer preview da mais recente versão do sistema operativo da Google.

Vê ainda: Huawei P20 Lite poderá trazer o novo chipset Hisilicon Kirin 670

É através desta que o mundo fica a conhecer algumas das novidades preparadas para o novo Android P. Todo e qualquer desenvolvedor já pode começar a adaptar o código das suas aplicações para a mais recente versão do SO. Mais se seguirão até ao verão deste ano, altura em que será disponibilizada a versão final e estável.

Como tem sido hábito, esta primeira versão do Android P estará disponível apenas para os equipamentos da Google. Leque que, habitualmente, contemplava os membros da família Pixel e os últimos da família Nexus.

Mas, hoje, não foi esse o caso. Para espanto -  ou não - de muitos, os Nexus 5X e 6P não fazem parte da lista de equipamentos compatíveis com a primeira developer preview do Android P. Apenas os Google Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL são capazes de correr esta nova versão.

Nexus 5X e Nexus 6P já não receberão o Android P

Terá sido este um lapso por parte da Google ou o final da linha para os Nexus 5X e 6P? Esta foi uma das interrogações do pessoal da publicação ARS Technica. Posto isto, prontamente procuraram a devida resposta junto da Google.

Com efeito, não se trata de um lapso do programa developer preview para o Android P. Os últimos membros da família Nexus já não receberão, de forma oficial, a mais recente versão do seu sistema operativo. O Android Oreo 8.1 foi a última disponibilizada pela Google.

Recorde-se que estes equipamentos foram oficializados em 2015. Por esta altura, os mesmos já completaram dois anos de existência. Um período já para além dos 18 meses de suporte oficial que a Google sempre prometeu para esta gama. Logo, esta notícia acaba por não ser uma surpresa.

Por outro lado, as atualizações de segurança continuarão a chegar aos Nexus 5X e 6P. Estas estão garantidas, pelos menos, até novembro deste ano. Aí cumprir-se-á o mínimo de três anos de atualizações de segurança prometidas para esta linha.

Estes smartphones foram dos mais bem recebidos entre a comunidade tecnológica. Pode dizer-se que a Google finalizou a sua linha Nexus com chave de ouro. Mas volvidos mais de dois anos, é tempo de a empresa norte-americana colocar um ponto final na sua via útil.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung premeia os atletas para-olímpicos com um Galaxy Note 8

BlackBerry processa o Facebook, WhatsApp e Instagram por violação de patentes

Microsoft – Fotografias do Windows 10 receberá nova Timeline

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google