Nexus 5X e Nexus 6P não receberão oficialmente o Android P

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

LG Nexus 5X e Huawei Nexus 6P representam as últimas encarnações do programa Nexus. Um programa que aliava a Google a outras empresas construtoras de smartphones para lançar equipamentos com Android puro. Algo que acabou por ser substituído pela linha Pixel, dispositivos desenvolvidos pela própria Google. Agora, com a chegada do novo Android P, chegamos ao fim da linha no suporte oficial para estes smartphones.

O Android P viu a sua primeira versão de testes ser disponibilizada no dia de hoje. Finalmente está disponível para todos os programadores e curiosos a primeira developer preview da mais recente versão do sistema operativo da Google.

Vê ainda: Huawei P20 Lite poderá trazer o novo chipset Hisilicon Kirin 670

É através desta que o mundo fica a conhecer algumas das novidades preparadas para o novo Android P. Todo e qualquer desenvolvedor já pode começar a adaptar o código das suas aplicações para a mais recente versão do SO. Mais se seguirão até ao verão deste ano, altura em que será disponibilizada a versão final e estável.

Como tem sido hábito, esta primeira versão do Android P estará disponível apenas para os equipamentos da Google. Leque que, habitualmente, contemplava os membros da família Pixel e os últimos da família Nexus.

Mas, hoje, não foi esse o caso. Para espanto - ou não - de muitos, os Nexus 5X e 6P não fazem parte da lista de equipamentos compatíveis com a primeira developer preview do Android P. Apenas os Google Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL são capazes de correr esta nova versão.

Nexus 5X e Nexus 6P já não receberão o Android P

Terá sido este um lapso por parte da Google ou o final da linha para os Nexus 5X e 6P? Esta foi uma das interrogações do pessoal da publicação ARS Technica. Posto isto, prontamente procuraram a devida resposta junto da Google.

Com efeito, não se trata de um lapso do programa developer preview para o Android P. Os últimos membros da família Nexus já não receberão, de forma oficial, a mais recente versão do seu sistema operativo. O Android Oreo 8.1 foi a última disponibilizada pela Google.

Recorde-se que estes equipamentos foram oficializados em 2015. Por esta altura, os mesmos já completaram dois anos de existência. Um período já para além dos 18 meses de suporte oficial que a Google sempre prometeu para esta gama. Logo, esta notícia acaba por não ser uma surpresa.

Por outro lado, as atualizações de segurança continuarão a chegar aos Nexus 5X e 6P. Estas estão garantidas, pelos menos, até novembro deste ano. Aí cumprir-se-á o mínimo de três anos de atualizações de segurança prometidas para esta linha.

Estes smartphones foram dos mais bem recebidos entre a comunidade tecnológica. Pode dizer-se que a Google finalizou a sua linha Nexus com chave de ouro. Mas volvidos mais de dois anos, é tempo de a empresa norte-americana colocar um ponto final na sua via útil.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung premeia os atletas para-olímpicos com um Galaxy Note 8

BlackBerry processa o Facebook, WhatsApp e Instagram por violação de patentes

Microsoft – Fotografias do Windows 10 receberá nova Timeline

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.