Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Neve em Portugal: faz estas 3 coisas se fores conduzir para evitar acidentes

Está prevista neve para várias regiões em Portugal. Se fores conduzir, tem atenção a alguns aspetos essenciais.

Carros
(Foto Peugeot)

Portugal vive dias complicados num ponto de vista meteorológico, com a chegada da depressão Ingrid. Em algumas zonas do país, há inclusive alerta vermelho para a queda de neve: nomeadamente nos distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Viseu e Vila Real. Dito isto, especialmente se viveres numa destas localidades, eis alguns cuidados de condução que deves ter.

1. Aumenta a distância de segurança

Se a travagem com chuva já é mais difícil, com neve ou gelo na estrada, a dificuldade é ainda maior. Como tal, especialmente nestes dias, deves ter especial cuidado à distância de segurança em relação a outros carros. De acordo com o Automóvel Club Portugal (ACP), "a distãncia de segurança deve ser dez vezes superior ao habitual".

A recomendação do ACP passa também por circular mais devagar do que o habitual, para evitar acidentes.

2. Se conduzires, usa correntes nos pneus

Outra recomendação passa pela utilização de correntes de neve nos pneus, se possível. Estas tornam a condução mais segura, no entanto há um ponto a considerar: não é qualquer uma que serve. Deves ter atenção aos tamanhos, já que entre 7 e 9 mm é para veículos leves, 13 e 16 mm para veículos médios e 25 mm para veículos pesados.

"O uso de correntes para a neve é obrigatório sempre que a estrada está coberta com neve e, mesmo que não esteja, mas haja gelo e sinalização a indicar o uso de corrente nos pneus deve colocá-las. Nessas condições, a velocidade do veículo não deve ser superior a 50km/h. A multa para quem não respeitar esta norma varia entre os 40 euros e os 80 euros" - esclarece o ACP.

3. Garante que estás prevenido para qualquer imprevisto

Sendo a neve a condição de condução mais desafiante de todas, é especialmente importante garantires que o teu carro está 100% operacional. A Peugeot recomenda quatro pontos essenciais:

  • Substituir os vários filtros e trocar o óleo se necessário.
  • Verificar o estado do limpa pára-brisas.
  • Certificar de que a bateria está a funcionar corretamente: o tempo frio não ajuda caso haja problemas.
  • Encher o líquido de limpeza do pára-brisas com anticongelante

Se estiver a nevar, deves ainda ter alguns equipamentos capazes de dar resposta a imprevistos. Entre estes, por exemplo, um raspador para o gelo, uma escova especial para este efeito ou até um spray de degelo. A marca francesa mencionada aconselha ainda a ter uma lanterna, saco impermeável para guardar correntes molhadas e pinça para recarregar a bateria, para o caso de ser necessário.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.