Netflix vai transmitir canais de TV em direto em França

Acordo com o grupo TF1 marca uma nova fase para a gigante do streaming, que passa a oferecer conteúdos ao vivo como desporto e reality shows

Netflix em direto

Uma parceria inesperada

A Netflix acaba de dar mais um passo na conquista do mercado de streaming: adquiriu os direitos para transmitir canais de televisão em direto em França.
O serviço de streaming assinou um acordo com o grupo de media francês TF1, que prevê a disponibilização de cinco canais de emissão regular na plataforma já a partir do próximo verão.

Canais ao vivo e catálogo sob demanda

Com este acordo, os utilizadores franceses da Netflix terão acesso a transmissões em direto de programas como The Voice, jogos da seleção francesa de futebol e outros conteúdos populares do TF1, incluindo reality shows.

Além das emissões ao vivo, também será possível ver parte desse conteúdo "on-demand" dentro da plataforma.

Segundo Greg Peters, co-CEO da Netflix, o TF1 é um “produtor de conteúdos premium”, e esta parceria poderá ajudar a reforçar a retenção de subscritores num mercado cada vez mais competitivo.

Estratégia local com impacto nacional

Esta parceria também beneficia o canal TF1, que passa a ter acesso direto a mais de 10 milhões de subscritores da Netflix em França, cerca de 13% da população do país.

Este, no entanto, não é a primeira vez que estas duas empresas trabalham juntas.

Já tinham colaborado anteriormente em várias séries como Les Combattantes e Tout le bleu du ciel, porque a legislação francesa exige que plataformas de streaming invistam em conteúdos locais.

Para a Netflix, esta também não é a primeira vez que transmite conteúdos ao vivo. Em 2020, a plataforma testou um canal chamado Direct, com programação contínua para utilizadores franceses.

Uma aposta cada vez mais clara no conteúdo em direto

Este acordo com o TF1 surge na sequência de uma estratégia mais ampla da Netflix para investir em conteúdos transmitidos em direto. Um dos exemplos mais conhecidos é, talvez, o combate de boxe entre Jake Paul e Mike Tyson, agendado para 15 de novembro de 2025 mas também o roast ao Tom Brady ou o espetáculo de comédia de Chris Rock: Chris Rock: Selective Outrage..

Este tipo de eventos posiciona a Netflix como concorrente direta de canais de desporto e serviços de pay-per-view, sinalizando que a empresa quer conquistar também o público que valoriza a experiência em tempo real, algo até há pouco tempo ausente do seu catálogo.

E em Portugal?

Para já, esta mudança está limitada ao mercado francês, mas a ideia de trazer canais de televisão ao vivo para dentro da Netflix poderá muito bem ser testada noutros países europeus.

Com o crescimento de serviços híbridos e o aumento da concorrência no streaming, Portugal pode estar na lista de próximos mercados a receber uma integração semelhante.

Tudo dependerá do sucesso do projeto em França e do interesse das televisões nacionais em abraçar este novo modelo de distribuição.

Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.