Netflix quer oferecer experiência de som superior aos utilizadores dos Apple AirPods

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

O Netflix está a desenvolver forma de oferecer uma experiência de som mais imersiva aos utilizadores dos AirPods Pro e AirPods Max da Apple através da funcionalidade de áudio espacial. A Apple introduziu o áudio espacial com o iOS 14 e o modo de som tem sido bastante elogiado pelos utilizadores.

Em termos simples, esta modalidade de som monitoriza a posição da cabeça do utilizador num espaço 3D e ajusta de forma dinâmica o output. Para já os seus benefícios são mais evidentes na reprodução de música mas são várias as companhias de streaming que olham para a tecnologia como algo muito interessante.

Donos dos Apple AirPods podem ter acesso a melhor som no Netflix

Convém registar que esta funcionalidade está apenas disponível para os AirPods Pro e AirPods Max, os modelos mais caros e mais bem equipados da Apple.

Ao aplicar filtros de áudio direcional e ajustar de forma subtil as frequências que chegam a cada um dos nossos ouvidos o áudio espacial consegue colocar o som em virtualmente qualquer espaço.

Isto é feito para potenciar a criação de uma experiência imersiva de som surround, sendo fácil perceber o seu potencial na visualização de conteúdos multimédia.

O Netflix não é a primeira plataforma de streaming a adicionar compatibilidade com o áudio espacial. Apple TV+, Disney+ e Hulu já oferecem este tipo de experiência com o Netflix a correr agora atrás da concorrência.

Netflix chega atrasado à festa do áudio espacial

A plataforma é já compatível com Dolby Atmos, mas a adoção do áudio espacial parece assumir maior relevância uma vez que, apesar de tudo, os AirPods são mais acessíveis que boa parte do equipamento necessário para tirar partido do Dolby Atmos.

Ainda não se sabe quando o Netflix vai anunciar que a plataforma é já compatível com o Spatial Audio, mas esperam-se novidades para os próximos meses.

Mais ainda, é possível que o acesso a esta funcionalidade fique disponível apenas para quem subscrever um dos planos mais caros do serviço, como a opção Ultra HD 4K.

Editores 4gnews recomendam:

  • IPTV Pirata não desaparecerá em 2021, mas o fim está à vista
  • MEO, NOS, Vodafone e NOWO estreiam TV Cine+. Alternativa à Netflix?
  • Netflix: as 27 grandes estreias em 2021 (vídeo)
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.