A Netflix está prestes a renovar por completo a experiência da sua app de TV e do telemóvel — e desta vez não é apenas uma nova secção de “tendências”. A empresa começou a implementar, a nível global, uma interface totalmente reformulada para os utilizadores que assistem ao streaming na TV.
Além disso, a gigante do entretenimento está pronta para testar um feed de vídeos verticais semelhante ao TikTok na sua app para dispositivos móveis.
Uma nova cara para a Netflix na televisão

De acordo com a Netflix, a reformulação trará uma navegação mais limpa, direta e adaptada ao tipo de entretenimento que a plataforma hoje oferece — que vai muito além de filmes e séries.
“A nossa nova página inicial de TV reformulada está mais simples, mais intuitiva e representa melhor a amplitude do entretenimento disponível na Netflix atualmente”, explicou Eunice Kim, Diretora de Produtos da empresa, numa apresentação à imprensa.
No centro da nova interface está um grande banner dinâmico com sugestões de conteúdos que podem interessar ao utilizador. Logo abaixo, surgem linhas temáticas personalizadas como “A Tua Próxima Exibição”, “Melhores Escolhas de Hoje para Ti” ou “Só na Netflix”.

Além disso, os ícones de cada título podem agora incluir etiquetas informativas como “Adicionado Recentemente” ou “Vencedor do Emmy”, ajudando a contextualizar o motivo pelo qual o conteúdo aparece ali.
Os atalhos tradicionais da barra lateral esquerda também vão desaparecer — ou melhor, vão mudar de lugar. Agora, esses botões serão posicionados na parte superior do ecrã, numa abordagem mais próxima de uma navegação por abas.
Pensada para o futuro — com jogos, eventos ao vivo e mais
A mudança não é apenas estética. A nova UI foi criada com foco na flexibilidade e na escalabilidade.
“Foi desenhada para nos dar um ecrã mais flexível, agora e no futuro”, reforçou Eunice Kim.
Isto significa que a plataforma está a preparar terreno para integrar melhor os conteúdos em direto — como jogos desportivos e eventos especiais — e também os jogos em streaming, dois investimentos estratégicos que a Netflix já começou a testar em mercados selecionados.
Com esta abordagem, a app deixa de ser apenas um catálogo de vídeos sob pedido para se tornar um verdadeiro hub de entretenimento interativo, onde filmes, séries, eventos ao vivo e videojogos coexistem na mesma estrutura.
Feed vertical à la TikTok em teste

Outra novidade anunciada pela Netflix foi um feed de vídeos verticais, inspirado no formato popularizado pelo TikTok. De acordo com uma publicação no blogue da empresa, a ideia é trazer para a app móvel recursos para ajudar o utilizador a encontrar algo novo para ver. A funcionalidade já deverá entrar em testes nas próximas semanas.
Segundo as informações divulgadas até agora, o novo feed não é apenas um espaço de trailers, mas uma secção totalmente ligada ao catálogo da Netflix. Imagina os trechos de filmes e séries e os trailers que, muitas vezes, paras para ver no feed do teu TikTok. A ideia aqui é semelhante, mas o utilizador poderá optar por ver esse filme ou série de imediato, adicioná-lo à sua lista ou partilhá-lo.
“Sabemos que deslizar o dedo por um feed vertical em aplicações de redes sociais é uma maneira fácil de navegar por conteúdo de vídeo. E também sabemos que os nossos membros adoram explorar os nossos clips e trailers para encontrar a sua próxima obsessão”, disse a Diretora de Produtos, Eunice Kim, na apresentação à imprensa.
Recomendações mais inteligentes
Outra novidade que chega com a atualização são as chamadas “recomendações responsivas”. A ideia é que a Netflix consiga adaptar melhor o ecrã inicial com base no comportamento recente do utilizador — incluindo o tipo de trailers que viu ou os nomes pesquisados.
Quem o garante é Elizabeth Stone, CTO da empresa, que deu um exemplo concreto: se procuras comédias românticas e o ator Glenn Powell, a plataforma poderá “ajustar subtilmente a tua página inicial para mostrar mais títulos ligados a ambos”.
Quando chega?
A empresa começou a testar esta nova interface para TV no ano passado e agora avança para uma implementação mais ampla. A atualização será disponibilizada de forma progressiva, por regiões, e deverá chegar à maioria dos utilizadores “nas próximas semanas e meses”.
O feed de vídeos verticais ainda deverá entrar em testes, mas também não deverá demorar a chegar a um público mais amplo.
Se a Netflix já era boa a sugerir maratonas para o fim de semana, agora está a preparar-se para ser também a tua nova consola de jogos, palco de eventos ao vivo e talvez até o substituto do zapping. A TV da Netflix não vai ser só mais uma app — vai ser o centro da sala.