Netflix lança plano mobile por apenas 2,60€ na Índia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Netflix adotou uma nova estratégia num mercado tão importante como é o da Índia. Lançou um plano exclusivamente mobile, com um preço de apenas 200 rupias (2,60 euros) mensais.

Este novo plano restringe os utilizadores a apenas um dispositivo mobile, e oferece apenas a definição padrão – 480p. Além de smartphones, os utilizadores poderão usufruir do plano em tablets, mas a possibilidade de espelhar o conteúdo (no Chromecast, por exemplo) não será permitida neste plano.

Como funciona

  • Visualização em 480p
  • Ver o conteúdo no tablet ou smartphone
  • Conteúdo não pode ser visto em mais de um ecrã em simultâneo
  • Não é possível fazer “cast” (espelhar) do conteúdo para uma televisão
  • Preço: 200 rúpidas (2,60 euros)

O plano não será estendido a outras regiões

A Netflix testava este plano na Índia e em alguns mercados asiáticos desde o final do ano passado. Na conferência de imprensa de apresentação em Nova Deli, na Índia, os executivos da Netflix disseram que não existem planos para que este tipo de plano chegue a outras regiões.

Este plano chega dias após a Netflix ter anunciado que conseguiu 2,7 milhões de novos subscritores no último trimestre. Estes são números abaixo dos 5,1 milhões que a empresa de streaming tinha projetado no início do ano.

A verdade é que o caso indiano é algo à parte para a Netflix. Para se ter uma ideia, a Neflix concorre no país com vários serviços como o Hotstar que domina o mercado com mais de 300 milhões de utilizadores. Este é um serviço suportado por anúncios, que dessa forma oferece 80% do catálogo sem qualquer custo financeiro para os utilizadores.

A Netflix pode crescer neste mercado devido a este preço competitivo, que oferece ainda assim uma amostra da sua qualidade. Como é o meu caso, muitos utilizadores gostam da Netflix pela comodidade de usar em qualquer ecrã e pela sua qualidade imagem.

Estas são duas características que claramente se perdem com um plano deste género. Ver Netflix no smartphone ou no tablet pode ser conveniente, mas nada como a qualidade de poder ver conteúdo numa Smart TV - e pelo menos em HD. E isso é impossível de ter num plano deste género.

Editores 4gnews recomendam:

  • Série do Netflix 'The Witcher' promete ser tão ou mais épica que Game of Thrones
  • HBO Max: conhece o novo serviço de streaming que vai rivalizar com a Netflix
  • Netflix testa janela flutuante perfeita para multitasking no computador
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.