Netflix implementa medidas para fugir às taxas da Apple no iTunes

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Esta notícia não deverá chegar com grande surpresa à maioria dos utilizadores. Já há algum tempo que se tem falado de novas medidas por parte da Netflix para com a forma com os utilizadores podem aderir/renovar o serviço no iTunes da Apple.

Até agora, os utilizadores do sistema operativo da Apple podiam facilmente aderir ao serviço de streaming através do iTunes, através de uma compra in-app. No entanto, de acordo com a página de perguntas frequentes do serviço, isso já não é possível.

Vê ainda: Apple poderá introduzir novas capacidades à câmara dos próximos iPhone

Esta nova implementação segue o mesmo tipo de medida implementada para os utilizadores de dispositivos Android. Relembro que no passado mês de maio, deixou de ser possível realizar o mesmo tipo de transação dentro da aplicação para Android.

Netflix consegue finalmente 'fugir' às taxas aplicadas pela Apple no iTunes

As novas medidas têm uma explicação muito simples, maximizar as receitas. Tanto a Apple como a Google, cobram uma taxa de 15% em todas as receitas provenientes de serviços de subscrição realizados através das aplicações. Assim, ao remover a possibilidade dos utilizadores realizarem este tipo de compra in-app. A Netflix deixa de precisar de pagar qualquer taxa, mantendo 100% dos lucros.

Por outro lado, não se pode dizer que estas sejam medidas difíceis de compreender. A Netflix tem mais de 100 milhões de subscritores (em ambas as plataformas). Se contarmos cada uma das subscrições a 10€, equivale a receitas que rondam os mil milhões de euros por mês. Assim, considerando os 15% cobrados pela Apple e Google, a Netflix estaria a perder por mês pelo menos 150 milhões de euros.

Assim sendo, tanto os utilizadores de dispositivos Android como iOS, terão de utilizar a página web da Netflix para realizar o registo de novas subscrições. Uma vez que a sua página é mobile-friendly, não deverá constituir um grande problema para a maioria dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Próximo iPhone topo de gama será ‘Made in India’

App Store: Aplicação falsa da Alexa está a ganhar popularidade

Apple iPhone XR – O smartphone iOS mais vendido em novembro de 2018

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.