Netflix ficará mais social que nunca. Eis o que mudará na plataforma!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A batalha entre as plataformas de streaming de filmes e séries continua a intensificar-se com a atual líder, Netflix, a debater-se já com o crescimento de plataformas rivais como a Disney Plus. Nesse sentido, temos várias novidades que já têm nome, a N-Plus!

Após ter lançado o novo serviço que entrega aos utilizadores a reprodução aleatória de conteúdos para resolver as instâncias em que não conseguimos escolher algo para ver, a plataforma de streaming líder de mercado tem uma nova componente social a caminho.

A Netflix quer reforçar a sua componente social

De acordo com as informações avançadas pela publicação Protocol, a Netflix começou por efetuar uma sondagem para apurar a opinião dos utilizadores sobre novos conteúdos como podcasts e listas de reprodução (playlists) geradas pelos próprios utilizadores.

Em seguida, após apurar e processar os resultados, a empresa terá ficado convencida com o potencial destas sugestões dadas pelo público. Assim, o próximo passo será reforçar esta mesma componente social. Aliás, a mesma já tem um nome, chama-se N-Plus.

A N-Plus pode trazer para a plataforma novas listas de reprodução elaboradas pelos utilizadores. De igual modo, pode também criar páginas e secções em honra de determinados atores, uma secção "In memoriam", entre outros conteúdos colaborativos.

A plataforma de streaming dará mais voz e espaço à sua base de utilizadores

"A N-Plus é um espaço online em desenvolvimento onde poderão saber mais sobre as produções da Netflix e tudo o que seja relacionado com esta temática", aponta Biz Carson, repórter da Protocol que teve acesso ao inquérito feito pela empresa.

Ao contactar em seguida a Netflix, a gigante do streaming afirmou que o inquérito fazia parte de um esforço regular para apurar os gostos e tendências do público. Iniciativa que serve também para apurar a opinião pública sobre potenciais novos projetos da Netflix.

Em síntese, nos moldes em que foi descrita, a plataforma N-Plus será um reforço para a componente social da Netflix. Permitirá, na prática, obter mais informações sobre os filmes e séries favoritas na plataforma, partilhar playlists personalizadas e não só.

Aliás, chega a ser sugerida a hipótese de o público opinar e influenciar o desenvolvimento de novos conteúdos. Algo que daria à empresa um barómetro com atualização em tempo real sobre a opinião pública em relação a um determinado tema.

A N-Plus promoverá a interação entre assinantes da Netflix

Portanto, seria um reforço do ecossistema da plataforma, com mais opções entregues ao público e, para a empresa, seria um mecanismo de feedback em atualização constante. Note-se, contudo, que para já não temos mais informações sobre a mesma.

Caso se efetive, o que não é certo, será uma das maiores alterações à Netflix como a conhecemos. Dará, mais que nunca, voz aos seus assinantes e in extremis, controlo indireto sobre o que será, ou não, produzido.

Vale frisar que a Netflix não confirmou a introdução desta plataforma social. É, para já, fruto de um inquérito lançado pela empresa. A possível aplicação prática da N-Plus carece de confirmação, mas é efetivamente uma ideia com potencial.

Enquanto isso, a concorrência continua a aumentar no mercado do streaming. Não só a Disney+ cresce a olhos vistos, como também a HBO Max disputa este mercado.

Por fim, um novo componente social para a Netflix poderia aumentar também a fidelidade dos assinantes, além de opinarem sobre a produção de novos filmes e séries.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atenção! Google Fotos deixa de ser gratuito muito em breve, eis o que fazer!
  • OnePlus prepara surpresa para os utilizadores com a OxygenOS 12
  • WhatsApp melhorará a tua segurança com estas novidades para a app de mensagens
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.