Netflix explica a razão para não ter app nativa para Apple Vision Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na semana passada, foi noticiado que o headset da Apple não ia contar com suporte nativo para YouTube e Netflix. Desta vez a notícia centra-se na razão pela qual a conhecida plataforma de streaming não alinhou na nova “aventura” da Apple.

As explicações foram dadas por Greg Peters, CEO da Netflix, numa entrevista ao site Stratechery e não são assim tão surpreendentes.

Netflix faz investimentos ponderados com retorno certo

imagem do serviço Netflix no ecrã de um televisor
O CEO da Netflix explicou numa entrevista que a plataforma de streaming está a optar por investimentos com retorno garantido Crédito@Tumisu/Pixabay

De acordo com o responsável máximo da Netflix, a plataforma tem de “garantir que não está a investir em oportunidades que não estão realmente a fornecer retorno”. Por outras palavras, o serviço de streaming prefere fazer investimentos ponderados que apresentem um retorno positivo garantido.

Uma opção pouco surpreendente, tendo em conta o recente histórico financeiro da empresa.

Mas Greg Peters não fecha a porta ao novo dispositivo de realidade mista. Na mesma entrevista, o responsável revela que as duas empresas estão “em contacto permanente”. No entanto, neste momento o dispositivo Apple está direcionado para um nicho de mercado “que não é particularmente relevante para a maioria dos assinantes da Netflix”.

E os números confirmam as declarações de Peters. No primeiro fim de semana de reservas, estima-se que o Apple Vision Pro tenha registado um total de 180 mil unidades encomendadas.

Se tivermos em conta que o iPhone conta com milhões de unidades ativas, percebe-se que a Netflix opte por ter uma aplicação nativa para iOS, mas não tenha ainda desenvolvido uma para o visionOS (sistema operativo do novo headset).

Netflix só através do browser

Mesmo sem aplicação nativa, os utilizadores do Apple Vision Pro vão conseguir aceder à Netflix, mas são obrigados a fazê-lo através do browser. O mesmo equivale para o YouTube. Os utilizadores podem ver conteúdos de ambas as plataformas, navegando até aos sites de cada uma.

Tal como o CEO da Netflix disse, a qualquer momento as duas plataformas podem desenvolver aplicações próprias para o dispositivo de realidade mista.

Já a Disney+ seguiu o sentido exatamente inverso e desenvolveu um suporte para o Apple Vision Pro que conta com quatro ambientes diferentes, inspirados em temas emblemáticos da sua marca.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt