O Observatório Europeu do Audiovisual (OEA), entidade europeia dedicada ao estudo deste mercado, aponta a dominância em Portugal da Netflix, com o segundo lugar a pertencer ao serviço Apple TV, entre outros dados importantes sobre os hábitos de consumo.
A Netflix é a plataforma de filmes e séries online mais popular do mundo, não sendo Portugal a exceção. Aliás, é o serviço de video on demand (VOD) adotado por 47% dos consumidores, ao passo que a Apple TV colhe 21% e a Amazon Prime, 13% do mercado.
A Netflix é o serviço mais popular para ver filmes e séries online
As conclusões do observatório europeu foram divulgadas hoje (9) através de nota à imprensa e mostram-nos a distribuição dos três maiores operadores de VOD em Portugal. A posição dominância da Netflix, mas também a Apple tem presença significativa.
Além disso, Portugal conta com 14 serviços de televisão por subscrição e com mais de 1,4 milhões de subscritores. É um mercado em expansão com o streaming de filmes e séries a adquirir maior expressão face às soluções convencionais.
O relatório publicado por este organismo europeu refere-se aos hábitos de consumo durante o ano de 2020 no espaço da União Europeia. Há uma mudança significativa nos hábitos de consumo, com o streaming a crescer e a impor-se face à TV por cabo.
O streaming de filmes e séries é o futuro do audiovisual
Acima vemos as métricas colhidas pela OEA, com base nas estatísticas da Ampere Analysis, abrangendo um período de 10 anos e circunscrevendo-se ao espaço europeu. A azul-claro temos o crescimento das plataformas de streaming e a azul-escuro a TV.
Como aponta a OEA, na Europa o streaming cresceu de forma exponencial devido à rápida adoção pelos consumidores. Em 2010 na Europa a 28 existiam cerca de 300 000 subscritores de plataformas de streaming. Em 2020 eram 140 milhões.
A Europa rendeu-se às plataformas de streaming como a Netflix e Disney+
Mais concretamente em Portugal existe um milhão e quatrocentos e setenta e três mil (1 473) subscritores de plataformas de streaming, com a Netflix, Apple TV e Amazon Prime Video a representarem 81% do mercado.
Este relatório aponta ainda que, em 2019, 22 em cada 100 lares portugueses tinha acesso a pelo menos um serviço de televisão por subscrição. A métrica estava acima da média europeia, com 14 em 100 lares a terem acesso a este tipo de serviços.
O relatório da OEA pode ser consultado no website do organismo em questão.
Editores 4gnews recomendam:
- 3 bons filmes para ver após Malcom & Marie
- 5 filmes originais para ver este fim de semana
- Portugal: os 10 filmes e séries mais populares do momento!