Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Netflix compra Warner e HBO: isto tranformará o streaming e o cinema como conhecemos

A compra pode resultar em um novo plano de subscrição, mas levanta preocupações para o futuro das estreias no cinema.

Netflix compra Warner HBO

Colocada à venda em outubro, a gigante do entretenimento Warner Bros. foi oficialmente adquirida pela Netflix, conforme anunciou a plataforma esta sexta-feira, 5 de dezembro. Em comunicado, a empresa revelou que a transação envolve 27,75 dólares (23,8 euros) por ação, totalizando cerca de 82,7 biliões de dólares (70,9 biliões de euros), incluindo os estúdios de cinema, televisão e streaming.

O acordo já recebeu aprovação dos executivos das duas empresas, mas ainda depende do aval dos acionistas e da divisão antitrust do Departamento de Justiça dos EUA.

O que a Netflix vai receber com a compra

Caso seja aprovado, o negócio dará à Netflix o controlo sobre:

  • Os estúdios de cinema e TV da Warner, responsáveis por franquias como Harry Potter, Friends, O Senhor dos Anéis e Matrix;

  • Conteúdos da HBO como The Sopranos, Game of Thrones e The Last of Us;

  • Séries e filmes da DC, incluindo Superman, Batman e Mulher-Maravilha;

  • Séries animadas e infantis do Cartoon Network e Adult Swin, como Looney Tooneys e Rick and Morty.

"Ao combinar o incrível catálogo de séries e filmes da Warner Bros. [...] com nossos títulos que definem a cultura pop, como Stranger Things , K-Pop Demon Hunters e Squid Game , poderemos fazer isso ainda melhor. Juntos, podemos oferecer ao público mais daquilo que ele ama e ajudar a definir o próximo século da narrativa.”

- Ted Sarandos, co-CEO da Netflix.

Uma fusão que pode redefinir o streaming

A operação tem potencial para alterar profundamente o mercado. A Netflix é hoje o maior serviço de streaming do mundo, com mais de 300 milhões de subscritores, enquanto a HBO Max ocupa a quarta posição, com 128 milhões, segundo dados da Flix Patrol. Com a fusão dos streamings, a Netflix assumirá uma posição imbatível no segmento, mas isto será bom para ti?

Relatórios anteriores já indicavam que a Netflix era a favorita na corrida pela aquisição. Como noticiado pelo 4gnews, a união poderia originar um novo pacote de assinatura combinando Netflix e HBO Max, possivelmente por um valor inferior ao dos dois serviços separados.

Críticas e preocupações do setor

Apesar da expetativa por um catálogo ainda melhor da Netflix (e com um plano mais acessível combinado com a HBO Max), a compra gera receios no mercado, tanto económicos como criativos. Nesta semana, um grupo de empresas e cineastas enviou uma carta ao Congresso dos EUA alertando para um possível “colapso económico e institucional em Hollywood”, segundo a Variety.

Entre as principais preocupações estão:

Redução da janela de exibição nos cinemas

Produtores temem que a Netflix limite a passagem dos filmes da Warner nas salas a apenas duas semanas, algo negado posteriormente por uma fonte ligada ao processo. Apesar de ainda não termos um posicionamento das empresas sobre este assunto, é muito fácil especular qual seria a intenção da Netflix ao reduzir o período de exibição dos filmes nas salas de cinema: atrair mais audiência para o streaming.

Anteriormente, Ted Sarandos, co-CEO da plataforma, foi direto: “levar as pessoas ao cinema simplesmente não é o nosso negócio.”

A mudança poderia prejudicar realizadores e afetar a experiência dos fãs que privilegiam a sala de cinema em vez de televisões ou dispositivos móveis.

Impacto económico na indústria

O grupo também aponta que o acordo pode “estrangular” o mercado, reduzindo taxas de licenciamento pós-cinema e colocando empregos em risco.

O Sindicato dos Realizadores da América do Norte e a Cinema United (associação de redes de cinema) também manifestaram preocupações com o impacto da fusão no ecossistema cinematográfico.

Smart TV Telefunken 50 polegadas com resolução 4K
Smart TV Telefunken 50 polegadas com resolução 4KTV 50 polegadas 4K UHD com HDR10, Fire TV, Alexa, AirPlay e Dolby Atmos
Oferta por tempo limitado
256,49 €amazon
289,99 €-12%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.