
Um ranking recente mostra-nos que a Apple foi a marca que vendeu mais smartphones no mundo em 2025. No entanto, na China em particular, a história é diferente. Aqui, a liderança não é da Apple, não é da Samsung, nem da Xiaomi: é mesmo da Huawei.
O novo relatório foi divulgado pela Omdia e mostra-nos o top-5, que é bastante equilibrado. A título de curiosidade, a Huawei já não era líder no mercado chinês, há 5 anos. A marca teve uma participação de mercado de 17%.
Quem se pronunciou sobre o assunto foi o analista principal da Omdia. Nas palavras de Hayden Hou, “a Huawei aumentou o seu investimento no HarmonyOS e realizou uma atualização abrangente, lançando o HarmonyOS 6 em outubro e destinando 1 bilhão de yuans para apoiar a inovação no ecossistema HarmonyOS e de IA”.
Em termos práticos, a Huawei conseguiu concretizar 46,8 milhões de vendas, na China, o que representou um crescimento de 2%, de um ano para o outro.
E o resto do top-5?
Como dito anteriormente, a luta foi renhida. O segundo classificado é a Vivo, com 46 milhões de smartphones vendidos, o que equivale a uma cota de mercado de 16%, que resulta de um crescimento de 1% de 2024 para 2025.
No último lugar do pódio, surge a Apple, que, apesar de ter os mesmos 16% que a Vivo, vendeu ligeiramente menos: 45,9 milhões de unidades. Sem surpresas, grande parte das vendas foram feitas no quarto trimestre de 2025.
Um pouco atrás, mas mesmo assim perto, surge a Xiaomi em 4º lugar. A marca chinesa foi responsável por 43,7 milhões de vendas, com uma participação de mercado de 15%. O crescimento foi de 4%, mais do que qualquer uma no top-3.
Resta mencionar o quinto classificado: a OPPO. A marca vendeu 42,8 milhões de smartphones no ano passado. Face aos resultados, fica a curiosidade de ver a evolução do mercado chinês em 2026, onde o equilíbrio promete ser a nota dominante.
