Nem Apple, nem Qualcomm! Esta é a rainha dos processadores no mundo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

No que diz respeito a Portugal, estamos habituados a poucas fabricantes de processadores mobile nos últimos anos. Além da óbvia Qualcomm, há a destacar a Apple e também a Samsung.

Mas a nível global, há uma fabricante que se destaca claramente das demais. E no terceiro trimestre de 2021, como revelam os dados recolhidos pela Counterpoint Research, esse fosso cava-se ainda mais.

MediaTek mantém liderança no mercado de processadores mobile a nível global

A MediaTek reforçou a sua liderança nos envios de processadores entre julho e setembro de 2021. Esta conta com nada menos que uma quota de mercado de 40%, quando há um ano tinha 33%.

Em segundo lugar encontramos a inevitável Qualcomm. Embora tenha perdido algum fulgor face ao período homólogo, tem agora 27% do mercado quando há um ano tinha 28%. A Apple fecha o pódio com 15% de quota do mercado, face aos 12% de há um ano.

A Unisoc regista uma subida bastante significativa no último ano. No terceiro trimestre de 2020 tinha apenas 4% da quota de mercado, registando agora 10%. A Samsung sofreu bastante com a escassez de processadores, passando de 10% para 5% de quota de mercado. A HiSilicion já só tem 2% da quota de mercado, quando há um ano dispunha de 13% dos envios.

Segundo a Counterpoint Research, a MediaTek conseguiu esta subida de quota de mercado graças à grande procura de processadores com 4G. Quando falamos apenas de processadores com 5G, é a Qualcomm que domina com 62% de quota de mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi TV+: novo serviço de televisão grátis vai surpreender
  • Xiaomi TV Stick 4K é oficial: Android TV com as melhorias mais esperadas
  • MediaTek mais rápida que Qualcomm e com mais uma novidade a caminho
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.