
Uma fã de hardware decidiu usar as suas habilidades com modificação e criou um dispositivo impressionante: uma consola que combina PlayStation 5, Xbox Series X e Nintendo Switch 2. A criação foi apelidada de “Ningtendo PXBOX”.
A ideia do projeto, desenvolvido pela modder — termo em inglês para quem faz esse tipo de modificação de hardware — XNZ, é utilizar um único dispositivo capaz de correr os jogos exclusivos de cada consola, conforme reportou o Tom’s Hardware.
Engenharia e arrefecimento unificado
Para a construção, a criadora utilizou a parte interna com formato triangular de um Mac Pro (2013) da Apple para integrar as três consolas, que tiveram todos os seus componentes internos desmontados. As placas-mãe de cada dispositivo foram mantidas, mas os coolers e as fontes de alimentação originais foram descartados, já que XNZ desenvolveu um sistema unificado de energia e arrefecimento.
As placas foram unificadas com o auxílio de peças impressas em 3D, além de um ventilador localizado na base, responsável por arrefecer os três sistemas simultaneamente de baixo para cima — algo semelhante ao que acontece na Xbox Series X. Para montar a estrutura externa, ela utilizou uma técnica de metalurgia chinesa que emprega argila perdida, combinada com plástico e metal fundido para criar a estrutura metálica do projeto.

Para integrar a Switch 2, que também é um dispositivo portátil, apenas colar a placa-mãe da consola não seria suficiente. Por isso, foi necessário desenvolver uma base de carregamento dedicada. A modder teve que colocar a placa-mãe dentro de uma caixa personalizada impressa em 3D, equipada com um mecanismo de mola para ejetar e conectar a Switch ao resto do hardware, além de integrar um conector USB-C para que a consola funcionasse em modo dock.

Ao ligar a fonte de alimentação, XNZ verificou que o consumo de energia dos três sistemas unificados atingiu um pico de 225 W em carga máxima. Com isso, ela projetou uma fonte de 250 W, suficiente para alimentar as três consolas simultaneamente, desde que apenas um jogo esteja a correr de cada vez.
Resultado final
A partir daí, a consola 3 em 1 começou a ganhar forma. As partes montadas foram integradas na estrutura final, que ainda recebeu uma faixa de LEDs, cujas luzes são controladas por uma placa responsável também pela gestão de energia e da saída de vídeo. Na parte superior, a criadora adicionou um botão físico que permite alternar entre as três consolas.
No fim, o longo trabalho de XNZ deu resultado quando ela testou o dispositivo na sua TV, demonstrando em vídeo a troca entre Donkey Kong Bananza (Switch 2) e Ghost of Yotei (PS5) em apenas três segundos.
O Ningtendo PXBOX impressiona por ter sido criado por apenas uma pessoa, afinal, trata-se de um produto que facilmente poderia ser confundido com algo desenvolvido por uma grande gigante da tecnologia.
