As pessoas precisam da Ciência, mas aparentemente, a Ciência também precisa das pessoas. É esse o caso da NASA, que anda à procura de quatro indivíduos que tenham interesse em "viver" em Marte durante cerca de um ano. Trata-se de uma missão simulada, a acontecer no Centro Espacial Johnson, em Houston. A agência espacial afirma que pretende preparar a primeira grande viagem a Marte e que os voluntários serão recompensados financeiramente.
O valor a que cada um terá direito ainda não é sabido, dado que apenas será revelado durante o processo de seleção. Segundo consta no portal de notícias da Exame, os voluntários deverão ter entre 30 e 35 anos, serem habitantes dos Estados Unidos da América (sendo nativos ou não) e apresentar dois ingredientes principais, indispensáveis à missão: saúde e motivação.
É preciso viver nos Estados Unidos, ter de 30 a 35 anos, e não só
Para além disso, é preciso reunir mais alguns requisitos, para embarcar nesta missão. Os voluntários não podem ser fumadores, precisam de falar inglês fluente e ter, no mínimo, uma pós-graduação em Engenharia, Matemática, Biologia, Física ou Ciências da Computação. Têm, ainda, de ter, no mínimo, dois anos de serviço numa dessas áreas, ou ter pilotado, pelo menos, 1000 horas, uma aeronave.
De acordo com a mesma fonte de informação, espera-se que esta viagem aconteça no ano de 2025, pela altura da primavera. Depois de ter estado na Lua, seria outro grande passo para a Humanidade, que, desta feita, viajaria, pela primeira vez, para o "planeta vermelho".
O objetivo da simulação é preparar a primeira viagem a Marte
Para a NASA, trata-se de uma ação bastante importante, na qual o objetivo é recolher o máximo de dados possíveis sobre Marte, para poder estudar melhor o quarto planeta a contar do Sol. Para além de saúde e motivação, a NASA pede aos voluntários um forte desejo de viver aventuras. Afinal de contas, é uma experiência de outro planeta, literalmente.
As inscrições estão abertas até ao dia 2 de abril.