Já falamos de Marte como se a conhecesse-mos pessoalmente, mas a verdade é que o Homem nunca foi mais longe do que a Lua nas viagens espaciais. Não estou a dizer que não é um enorme feito, mas acredito que faltas de infra-estruturas fazem com que as viagens se tornem mais complexas.
Vê ainda: Space X utilizará o mesmo rocket pela primeira vez em setembro
Imaginemos que queremos ir de Bragança a Tóquio, poderemos garantidamente fazer a viagem sem parar, (imaginando que o teríamos um enorme depósito de gasolina) mas teríamos de levar mais mantimentos e seria garantidamente mais cansativo. Agora imagina que nessa viagem nem ir ao facebook poderias ir porque não tens internet.
Pois bem, a Nasa pretende fazer das futuras viagens espaciais bem mais agradáveis com a possibilidade de se conectar à internet. Claro que não estamos a falar de um streaming Nextflix para o astronauta enquanto toma um sumo de puré de batata, mas algo que fará a exploração e comunicação espacial mais rápida e eficaz.
Honestamente não consigo descrever a tecnologia que roda à volta destas infra-estruturas (podes ver a explicação no vídeo em baixo), mas o objetivo é ir lançando satélites para o nosso Sistema Solar ligando-os uns aos outros transmitindo informação de forma mais eficiente.
Ainda estamos longe de viver "The Expanse" (Série de TV fantástica), mas é garantidamente o passo correto a dar para existir uma "Internet do Sistema Solar".
Talvez queiras ver:
- Vê aqui o lançamento e aterragem do rocket da Blue Origin
- Falcon 9 da Space X não aguentou e explode na aterragem
- Astrónomos preparam-se para tirar a primeira fotografia a um buraco negro