Entre 16 e 17 de abril, a cidade do Dubai sofreu uma inundação sem precedentes. Em apenas 12 horas, a cidade registou o equivalente a um ano de chuva. O cenário incrível de inundação era inclusive visível, a partir do Espaço, e a NASA mostrou agora as imagens.
De acordo com as informações divulgadas, este foi um dos eventos climáticos mais extremos que afetou a cidade nos últimos 75 anos, altura em que começaram a ser registados dados sobre o clima.
Menos de 48 horas depois deste evento, o satélite Landsat 9 passou pela zona e ainda conseguiu captar imagens impressionantes das consequências do dilúvio.
As zonas de azul profundo, que vimos na imagem à direita, são as áreas inundadas que contrastam de forma significativa com o solo tipicamente seco da região, mostrado na fotografia à esquerda.
Estas imagens mostram cores ligeiramente alteradas. A partir do Espaço, o azul não será tão pronunciado. Esta alteração, de acordo com a CNN norte-americana, tem como objetivo ajudar a perceber a magnitude deste evento climatérico.
Esta chuva torrencial que afetou o Dubai foi associada a um sistema de tempestades maior que atravessou a Península Arábica e o Golfo de Omã. Eventos de precipitação extrema, como este, estão a tornar-se mais comuns devido às alterações climáticas.
De acordo com os especialistas, uma atmosfera mais quente absorve mais humidade que depois é expulsa, através das nuvens, sob a forma de chuvas torrenciais.
Áreas tipicamente secas e que não estão preparadas com infraestruturas para lidar com chuvas intensas são mais propícias a registar inundações extremas.