Durante as últimas horas, os fogos em Portugal têm sido o tema mais badalado. Nesse sentido, quem mostrou imagens de satélite do nosso país foi a NASA. Nas imagens abaixo, é possível ter uma perspetiva espacial do impacto dos incêndios no nosso país.
Os fogos têm incidido, de forma mais contundente, na zona Norte e Centro do país. Como se pode ver na fotografia em cima, é visível uma espécie de nuvem de fumo. Esta foi divulgada pela NASA Overview.
Uma das zonas mais afetadas pelos fogos tem sido o distrito de Aveiro, tal como sugere a imagem. Os municípios de Albergaria-a-Velha e e Sever do Vouga, em particular, têm sido altamente visados pelas chamas.
Mais a norte do país, no distrito do Porto, também tem havido algumas zonas com incidência crítica. Como destaca o Público, conseguimos ver através da imagem uma espécie de “coluna de fumo” na zona de Baião.
O combate às chamas pelo país
De acordo com a mesma fonte, nesta terça-feira, dia 17 de setembro, estão mais de 5.000 operacionais e 21 meios aéreos a fazer frente aos fogos. Os números em questão são relativos a todo o país, de um modo global.
Muitas estradas têm sido cortadas pelo país, por causa dos perigos de circulação com os fogos a acontecerem. Ainda assim, seja por motivos pessoais ou laborais, há quem precise de andar de carro de um lado para o outro.
Se for esse o teu caso, mesmo que saibas o caminho, pode ser boa ideia colocares o percurso antes de arrancar. Como a 4gnews noticiou, o Google Maps ajuda-te a identificar que percursos é que são de alto risco e as estradas que estão cortadas.