Ao que tudo indica, a NASA pretende aterrar um drone com o tamanho de um carro em Titã. A agência espacial pretende pousá-lo nesta lua de Saturno, até ao ano de 2034.
O drone em questão tem nome e chama-se Dragonfly. No X, têm circulado imagens que mostram como é que a NASA pretende completar esta ação. Quem comentou a publicação foi, por exemplo, Elon Musk. O CEO da Space X sumarizou tudo numa palavra: “fixe”.
Tal como é possível ver na publicação, o objetivo da aeronave será libertar o Dragonfly bem próximo da superfície de Titã. De acordo com a Digital Trends, é de prever que o drone possa fazer uma aterragem suave e controlada.
A mesma fonte de informação compara este processo ao que aconteceu em 2021, em Marte. Na altura, a NASA pousou o rover Perseverance, num acontecimento que foi captado por câmaras altamente evoluídas.
Em 2021, a aterragem do Perseverance em Marte foi atribulada
Ainda assim, espera-se que a aterragem do Dragonfly possa ser um bocadinho mais tranquila. Isto porque, em 2021, o Perseverance chegou a Marte com algumas dificuldades. Recorde-se que a aeronave teve de enviar oito pequenos foguetões, com o intuito de tornar a descida mais suave.
De qualquer forma, é expectável que o pouso do Dragonfly possa acontecer de forma mais “pacífica”. Segundo a Digital Trends, a lua de Titã apresenta bastantes semelhanças com o planeta Terra.
Por isso mesmo, espera-se que o estudo em questão ajude a ciência a tirar ilações sobre como começou a vida no planeta azul. O voo do Dragonfly faz parte de um programa da NASA, chamado New Frontiers.
No programa em questão, constam outras três missões diferentes: a New Horizons para Plutão e Cinturão de Kuiper, a missão Juno para Júpiter e a missão OSIRIS-REx para o asteroide Bennu.