
A vida dá muitas voltas e, por vezes, surgem dificuldades financeiras que tornam complicado pagar todas as contas a tempo e horas, incluindo a fatura das telecomunicações. Se estás a passar por uma situação destas, a pior coisa que podes fazer é ignorar o problema.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) publicou um guia informativo que explica exatamente o que podes e deves fazer para evitar consequências mais graves.
Não adiar o problema é a primeira regra
A primeira e mais importante regra é não adiares o problema. Assim que sentires a primeira dificuldade em pagar, entra em contacto com a tua operadora (DIGI, MEO, NOS, Vodafone, etc.). Segundo a ANACOM, podes e deves ser proativo e propor-lhes soluções, como por exemplo:
- Pedir o pagamento da dívida em prestações;
- Solicitar a alteração do teu contrato para um plano mensal mais acessível e que se ajuste melhor ao teu orçamento atual.
Mas os teus direitos não se ficam por aqui. Há situações específicas, e muito importantes, em que a lei te protege e permite tomar medidas mais drásticas sem teres de pagar penalizações por quebrares o período de fidelização.
Em que situações podes suspender ou cancelar o contrato sem custos
Podes suspender temporariamente o teu contrato sem custos se te encontrares numa das seguintes situações.
- Perdeste o local onde os serviços eram prestados (por exemplo, uma ordem de despejo);
- Tiveres de te mudar para o estrangeiro;
- Estiveres ausente da tua casa por um longo período devido a doença prolongada, incapacidade, prisão ou por estares a prestar cuidados a terceiros;
- Ficares desempregado ou entrares em situação de baixa médica.
E há ainda cenários mais graves em que podes mesmo cancelar o teu contrato sem qualquer custo, mesmo que ainda tenhas meses de fidelização pela frente.
- Se emigrares ou mudares de residência permanentemente para uma zona onde a tua operadora não tem cobertura de serviço;
- Se fores despedido e, por isso, perderes o teu rendimento mensal;
- Se ficares incapacitado para o trabalho por um período superior a 60 dias e, consequentemente, perderes o teu rendimento.
A ANACOM lembra ainda que, se precisares de ajuda para gerir o teu orçamento e as tuas dívidas, podes procurar o apoio gratuito da RACE (Rede de Apoio ao Consumidor Endividado).
Se estiveres satisfeito com o teu serviço, mas estiveres à procura de melhorar a cobertura Wi-Fi, dá uma olhada nos 5 melhores routers Wi-Fi para substituir o da DIGI, MEO, NOS ou Vodafone em 2025.