Não atualizes o teu Windows 10 se usas o Restauro de Sistema

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Uma vez mais, a Microsoft vem alertar os seus utilizadores para um problema com as recentes atualizações disponível para o Windows 10. Neste caso, o problema irá manifestar-se caso sejas daqueles que utiliza a funcionalidade de Restauro de Sistema.

Com o Restauro de Sistema podes reverter o estado do teu sistema operativo para um ponto pré definido. Em muitos casos, esta pode ser a salvação para um software ou driver mal instalado. Contudo, com as recentes atualizações para o Windows 10, a emenda será pior que o soneto.

Como pode ler-se no site oficial da Microsoft, este problema irá ter efeitos caso uses a proteção de sistema e o restauro de sistema. Caso tenhas acionado uma destas funcionalidades e queiras tirar partido das mesmas, o teu Windows 10 acabará por apresentar o erro 0xc000021a durante o processo.

Qual a causa deste erro?

Durante o processo de Restauro de Sistema, o Windows irá armazenar os dados de restauro no seu registo. No entanto, quando o computado reinicia, ele vai carregar os drivers atuais em vez de carregar os correspondentes ao ponto de restauro que havias definido.

Uma vez que existe uma discrepância nos drivers que são carregados, o sistema simplesmente irá bloquear durante o processo. Por conseguinte, não serás capaz de aceder ao teu ambiente de trabalho.

Como resolver a situação?

Para os que tenham despoletado este processo, a empresa de Redmod explica o que fazer para contornar a situação. Com efeito, terás de reiniciar o teu PC e entrar no Windows Recovery. Uma vez lá dentro, deves seguir os seguintes passos:

  • Selecionar Resolução de Problemas - Opções Avançadas - Mais Opções de Recuperação - Definições de Arranque - Reiniciar agora
  • Em seguida, deves escolher a opção Desabilitar a imposição de assinatura do driver
  • Agora só tens de deixar que o sistema reinicie e tudo deverá voltar ao normal

Para o caso de quereres restaurar o sistema para um ponto pré-definido

Se ainda assim quiseres mesmo restaurar o sistema para aquele ponto pré-definido, poderás fazê-lo por intermédio do Windows Recovery. Nesse caso, o processo inicia-se ainda dentro do Windows 10 e os passos a seguir são os seguintes:

  • Vai a Iniciar - Definições - Atualizações e Segurança - Recuperação
  • Nas Opções Avançadas selecionar Reiniciar agora
  • No Windows Recovery escolher Resolução de Problemas - Opções Avançadas - Restauro de Sistema
  • Posto isto, só tens de seguir as instruções que te serão apresentadas

A Microsoft informa ainda que já se encontra a desenvolver uma correção para o problema. No entanto, ainda não temos qualquer indicação do tempo que tal irá demorar a ser disponibilizado. No entretanto, podes sempre desativar as opções aqui em causa ou simplesmente absteres-te de atualizar o teu sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia está a preparar uma placa gráfica ‘super’, segundo teaser
  • Funcionários do Snapchat utilizaram ferramenta 'secreta' para espiar os utilizadores
  • PUBG Lite está disponível para PC no Brasil! Para quando em Portugal?
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.