Na China já não se fala em carros elétricos: agora são os EIV

Luís Guedes
Luís Guedes
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Ao que tudo indica, falar de “veículos elétricos” (EV) na China já é um conceito que se pode entender como ultrapassado. Isto porque a indústria automóvel chinesa tem-se vindo a focar cada vez mais nos “veículos elétricos inteligentes” (EIV).

De acordo com o Business Insider, é essa a palavra da moda no setor automóvel do país. Pelo menos para Pan Jian, presidente da CATL. Importa referir que a CATL é uma grande fabricante de baterias e a grande fornecedora da Tesla.

Pan Jian diz que se tem vindo a trocar o termo

Num fórum económico que aconteceu na Suíça, Pan Jian deu conta que já se está a tornar hábito trocar o termo “EV” por “EIV”. Aliás, na perspetiva do líder da CATL, este é até o grande motivo que está a fazer o negócio automóvel crescer tanto na China.

Nas palavras de Pan Jian, é o “casamento perfeito entre o E e o I” que tem feito disparar marcas como a BYD, por exemplo. Deste modo, o próprio acrescenta que se “oferece um conjunto completo de novos recursos aos consumidores, que não podem ser oferecidos em carros tradicionais com motor de combustão”.

Carro

Quem parece concordar com as palavras de Jian é Zoe Zhang. Este é um analista e consultor da Rho Motion que, em palavras ao Business Insider, confirmou que na China o termo é cada vez mais frequente.

No seu entender, este reflete o desejo das marcas em manterem-se relevantes. Afinal de contas, trata-se de um mercado bastante competitivo, onde a procura pela “enfatização do I” é cada vez mais preponderante.

Zhang considera ainda que "é mais fácil incorporar essas funções inteligentes em veículos elétricos do que em veículos tradicionais com motor de combustão por causa dos chips". Por isso, marcas como a Xiaomi e Huawei se viraram para os VEs - explica o analista.

Marcas da China que têm dado nas vistas

Quando falamos em marcas de automóveis da China, é possível que salte logo à vista o nome da BYD. Como a 4gnews noticiou recentemente, a marca chinesa ultrapassou a Tesla em carros fabricados, pela primeira vez na sua história.

Também a Xiaomi tem impressionado com o seu SU7: o primeiro carro da marca. Num relatório recente, relativo ao mês de dezembro, a Xiaomi deu conta que vendeu mais unidades na China do que o Tesla Model 3.

A Huawei, por exemplo, também ela sediada na China, anunciou recentemente um braço-robô inovador para carregamento de VEs.

Luís Guedes
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É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.