MWC 2024: vem aí um flip phone da Barbie para detox digital

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das grandes surpresas desta edição do Mobile World Congress (MWC) resultou da parceria entre a HMD Global e a Mattel, fabricante da famosa boneca Barbie. Dessa parceria, espera-se que resulte o “Barbie Flip Phone”.

Tal como refere a Digital Trends, não será de esperar que o telemóvel em questão seja mais do que uma versão rosa de um telemóvel da Nokia antigo. O anúncio feito no MWC 2024 surge pouco depois do sucesso do filme “Barbie”, protagonizado por Margot Robbie, que encheu salas de cinema por todo o mundo.

O flip phone da Barbie não será um smartphone

Barbie Capa
Barbie (via Pexels e Facebook)

Para Adam Ferguson, da HMD Global, mais do que a tecnologia do telemóvel em questão, o Barbie Flip Phone pretende estimular a desintoxicação digital, com particular ênfase para o público feminino mais jovem. Como refere a Digital Trends, não será propriamente um smartphone, mas sim um “feature phone”, pensado para um público-alvo a rondar os 16 e os 24 anos.

Como refere Ferguson, um dos grandes pontos atrativos deste telemóvel é, precisamente, a sua simplicidade. Com um formato clássico e menos evoluído tecnologicamente do que o que estamos habituados, a parceria pretende ajudar a resolver um grande problema do mundo atual, relacionado com o excesso de tecnologia.

Ainda que não dê grandes detalhes sobre o Barbie Flip Phone, Ferguson dá uma ou outra pista sobre o telemóvel. Sendo assim, é de esperar “coisas novas no software e uma nova aparência adorável”, bem como novidades na embalagem. Sabendo da força e caráter emblemático dos telemóveis Nokia, o representante da HMD salienta que os Nokia, tal como os conhecemos, não serão desvirtuados.

Na MWC 2024, foi lançada a versão pixelizada do telemóvel

Barbie Pixelizada
Barbie Pixelizada (via Digital Trends)

Em tons de rosa, o Barbie Flip Phone começa a ganhar cor, no seu sentido metafórico e literal. Isto porque, na MWC 2024, a HMD Global aguçou a curiosidade dos fãs, ao lançar uma imagem pixelizada do telemóvel da Barbie.

Porquê tanto mistério em torno da aparência do telemóvel? Para Ferguson, mais uma vez, a resposta é simples. O motivo principal tem a ver com a história que se pretende contar. Segundo o próprio, podia ter mostrado os recursos e look do telemóvel, mas assim o foco estaria no dispositivo e não na mensagem, que apenas será explorada mais perto do lançamento.

Quanto ao dia em que o Barbie Flip Phone será lançado, não se sabe uma data concreta, apenas que será no verão. O representante da HMD Global assegura os fãs que, tanto a HMD como a Mattel, têm feito um grande esforço para que o telemóvel seja um sucesso tão grande como o filme. Se assim será ou não… parece que teremos de esperar um bocadinho, para sabermos a resposta.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.