MWC 2024: lentes de contacto inteligentes prometem ser o gadget de todos os gadgets

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Se ainda não ouviste falar no nome “Xpanceo”, o melhor é mesmo memorizares, pois os projetos desta startup são ambiciosos. Neste momento, a marca encontra-se a desenvolver lentes de contacto inteligentes. De acordo com a mesma, não se trata de apenas uma lente de contacto, mas sim da “próxima geração de computação”.

Posto isto, o que é que diferencia tanto esta lente? Como a marca refere, na sua página oficial, a lente é invisível e “tão natural para o usuário quanto a sua própria visão”. Como se isso não bastasse, esta nova tecnologia, ainda a ser desenvolvida, visa ser o único gadget com uma capacidade de visão ilimitada. A marca ainda vai mais longe e deixa claro um dos objetivos principais: concentrar todos os gadgets num só.

Será fácil comunicar, através de um "comando de olhar"

Lentes de Contacto Inteligentes MWC 2024

Em exposição no MWC 2024 (Imagem: Bruno Coelho / 4gnews)

Entre as várias funcionalidades deste aparelho, encontra-se o poder de “visão noturna” e “zoom”. Com os seus recursos de realidade aumentada, a nova tecnologia da Xpanceo pretende estimular uma comunicação fácil e intuitiva, através de um comando de olhar.

Com esta inovação, a marca pretende destacar-se pela sua vertente ecológica, na medida em que pouparia recursos ambientais e ecológicos. Pretende-se, ainda, reduzir o tempo de tela, promovendo, cada vez mais, o contacto visual (muito mais evoluído, claro). Por fim, outro grande objetivo é ter controlo total do corpo e das emoções, através de IA e sensores (via Xpanceo).

A Xpanceo quer ser a referência da era pós-smartphone

Xpanceo Foto

Imagem: Bruno Coelho / 4gnews

Recorde-se que, em outubro de 2023, a marca já havia feito uma publicação, em que dá conta que obteve um fundo de cerca de 36,8 milhões de euros para desenvolver esta lente altamente especializada que visa substituir os óculos de realidade aumentada.

A Xpanceo encontra-se, assim, focada em ser uma referência na era pós-smartphone. Até à data, foram já testados três protótipos do futuro produto que promete potencializar ao máximo a tecnologia de Realidade Aumentada. Ainda não se sabem datas certas para termos acesso a esta nova tecnologia, no entanto uma coisa é certa: ter um gadget que concentra, em si, todos os gadgets, nunca esteve tão perto.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.