Durante o Mobile WorldCongress (MWC 2024), a Huawei apresentou novas soluções de produtos, e uma delas chamou bastante atenção: a primeira rede central inteligente 5,5G do mundo, que é considerada a solução de rede mais avançada do ano.
Segundo George Gao, presidente da linha de produtos de rede central em nuvem da Huawei, a nova tecnologia integra-se com serviços inteligentes, inteligência de rede e inteligência de Operação e Manutenção (O&M).
A rede está pronta para expandir-se para mais regiões globais
Também conhecida como 5G-A, a tecnologia 5,5G da Huawei oferece conexões mais amplas, latência otimizada e capacidades de maior largura de banda. Isso proporciona melhorias nas operações e nos serviços de rede para as operadoras, com uma taxa de pico de downlink de 10 Gbps e uplink de 1 Gbps.
Entre outros recursos proporcionados pela rede 5G-A, a Huawei mencionou o New Galling, uma funcionalidade inovadora que oferece inteligência melhorada e operações de interação de canal de dados.
A nova rede também auxilia os operadores a reestruturar o seu layout de serviço com maior eficiência. Outro recurso é o MCF (Função de Comunicação Multimodal). Este oferece a possibilidade de os utilizadores, indivíduos ou empresas, controlarem os seus avatares digitais por meio de voz, para uma experiência de chamada mais personalizada.
Através dessas e de outras funcionalidades, a Huawei acredita que a avançada rede contribui para melhorar o potencial de desenvolvimento de negócios e para aumentar o seu valor. Inicialmente, 50 milhões de assinantes em 31 províncias da China receberam a nova rede.
O próximo passo anunciado pela Huawei é colaborar com parceiros e operadoras globais e expandir a rede 5,5G para outras regiões do mundo, estando a rede já pronta para chegar a áreas como Europa, América Latina, Médio Oriente e Ásia-Pacífico.