MWC 2024: Deutsche Telekom apresenta smartphone IA sem aplicações

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Deutsche Telekom é uma das marcas que está a chamar a atenção no Mobile World Congress (MWC 2024). A empresa apresentou um novo conceito de smartphone sem aplicações, que funciona inteiramente com base em Inteligência Artificial (IA).

Como funciona o smartphone sem aplicações

É possível ativar legendas em português nas definições do vídeo acima.

Durante a apresentação principal da Deutsche Telekom, o CEO Tim Hoettges disse que a empresa acredita que o novo modelo de telemóvel poderá ser um futuro possível para os smartphones.

“Posso dizer que, daqui a 5 a 10 anos, nenhum de nós usará mais aplicações”, afirmou.

O novo conceito da Deutsche Telekom foi desenvolvido em colaboração com a Qualcomm e a Brain.AI. No vídeo acima (a partir de 3:12), a Brain.AI já apresentava o conceito. Nos exemplos, a partir de um comando de voz à IA, o smartphone executa tarefas completas que antes exigiriam a utilização de várias aplicações.

smartphone sem aplicações
Deutsche Telekom apresenta o conceito de um smartphone sem aplicações durante a MWC 2024 (Imagem: 4gnews / Bruno Coelho)

Até ao momento, o smartphone apresentado pela Deutsche Telekom trata-se de um conceito ainda sem data de lançamento. Contudo, a startup Rabbit Inc. trouxe um conceito similar com o seu Rabbit R1.

Ideia de um dispositivo IA sem aplicações já está no mercado

É possível ativar legendas em português nas definições do vídeo acima.

Com abordagem baseada em IA, o dispositivo Rabbit R1 tem um sistema operativo baseado em Large Action Model (LAM) chamado Rabbit OS, com o qual pode navegar pelas aplicações e aprender a intenção e o comportamento do utilizador.

Também sem recorrer a aplicações, o Rabbit R1 faz o que o novo conceito de smartphone da Deutsche Telekom promete: realiza todas as ações que precisariam de diferentes apps. Tudo a partir de um comando de voz, simplificando todo o processo e dispensando qualquer ação do utilizador nessas aplicações.

No mercado por U$199,00 (181,45€), o Rabbit R1 bateu recordes de vendas. A disponibilidade no mercado comprova ainda que conceitos como o da Deutsche Telekom podem realmente marcar o futuro dos smartphones e dispositivos móveis em geral.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.