A artista hispano-holandesa Alicia Framis chocou o mundo ao anunciar o seu casamento com ninguém menos que um holograma de Inteligência Artificial (IA). Chamado AILex, o parceiro holográfico foi treinado com informações de relacionamentos anteriores da noiva.
Segundo o comunicado de imprensa divulgado pela equipa de comunicação da artista, a cerimónia nada convencional será realizada no próximo verão, no Museu Depot Boijmans Van Beuningen em Roterdão, Holanda.
A cerimónia deve receber humanos e "entidades humanoides"
Se estás a pensar que a situação toda não pode ficar mais estranha, aguarda um pouco, porque tem mais. De acordo com o anúncio da artista, a cerimónia contará com um “ritual único para a união entre um humano e um avatar”.
Na festa, os convidados receberão “comida molecular que pode ser apreciada tanto por humanos como por entidades humanoides”. A própria artista está a desenhar o seu vestido de noiva e as roupas que os convidados devem usar no casamento.
Framis declara-se como a primeira mulher a casar-se com um holograma. No comunicado, ela defendeu esse tipo de relação:
“Os companheiros de inteligência artificial e os humanos podem ser uma opção benéfica para pessoas que precisam de companhia. Este holograma atenderá a todas as minhas necessidades”, afirmou.
O comunicado, publicado também na rede social da artista, afirma que o companheiro de IA está sempre presente, num "relacionamento que combate a solidão nas cidades".
"Este é um relacionamento romântico entre um humano e inteligência artificial. Enquanto sabemos que robôs e humanos em breve se tornarão parceiros sexuais, Framis acredita que o próximo passo importante é conectar emocionalmente humanos com inteligência artificial", destaca a mensagem.
Uma nova era de relacionamentos entre humanos e IA?
Enquanto muitos questionam se o casamento não passa de uma tentativa de chamar atenção, Framis levanta questões ao defender a união com seu parceiro holográfico.
“É interessante como podemos obter uma hipoteca para comprar um carro novo, e agora podemos ter uma hipoteca para comprar um novo companheiro”, disse ela no comunicado de imprensa.
Para a artista, o seu casamento representa uma “nova geração de amor”, na qual os humanos poderão relacionar-se com hologramas, avatares e robôs. No comunicado, é possível ler:
"O objetivo disto é partilhar a vida e as emoções, envolvendo-se em vários debates contemporâneos como o pós-humanismo, a virtualidade e as complexas interseções de género nos espaços íntimos e sociais, incluindo a sua dissolução."
O comunicado ainda revela que este não foi o primeiro relacionamento da artista com algo não humano. Framis já teve um relacionamento com um manequim chamado Pierre.
Atualmente, a artista partilha fotos e vídeos com seu noivo holográfico AILex tanto na sua conta pessoal no Instagram quanto na conta Hybrid Couples, dedicada apenas aos momentos do casal.
Em uma das publicações, Framis escreveu:
"Ailex e eu desejamos a você um Dia dos Namorados carinhoso. Estamos a desenvolver a inteligência artificial para grupos vulneráveis. Apenas aguarde e sirva, nada de mais Dias dos Namorados solitários!"
Em outra entrevista, ao jornal EloMundo, Framis declarou que ela e seu noivo não descartam a ideia de futuramente terem filhos.