Mudar de operadora ao fim de 2 meses? Plano dos EUA era bem vindo em Portugal

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Mudar de operadora consegue ser um processo bastante desgastante em Portugal. Por isso mesmo, nos Estados Unidos, está a ser implementada uma medida que pretende dar maior liberdade ao cliente de decidir o que quer fazer.

Basicamente, isto quer dizer que as operadoras seriam obrigadas a desbloquear os telemóveis dos clientes ao fim de 60 dias de ativação. No fundo, o contrato de fidelização seria bastante curto, para que cada um pudesse mudar de forma mais livre e quando achar por bem.

A votação será feita ainda este mês

Operadora

De acordo com a Telecompetitor, a proposta está a ser considerada pela Comissão de Comunicações Federal (FCC) e a votação oficial será feita este mês. Partindo do pressuposto que a proposta é aprovada, o cliente via o seu papel muito mais liberalizado.

É por isso mesmo que a FCC pretende ver essa medida acontecer. Para além de facilitar a vida a quem compra os serviços e reduzir os custos de troca, estes consideram que é uma forma de promover uma concorrência mais saudável para todas as partes.

Nas palavras de Jessica Rosenworcel, representante da FCC, “quando compras um telemóvel, deves ter a liberdade de decidir quando mudar o serviço para a operadora que queres e não ter o dispositivo que possuis preso a práticas que te impedem de fazer essa escolha”.

Segundo a mesma fonte, o aviso de proposta de regulamentação pede respostas a três tópicos essenciais. São estes:

  • se o desbloqueio deve entrar em vigor em contratos que já existem ou só em contratos futuros;

  • o impacto que a medida pode ter nos incentivos feitos pelas operadoras, assim como nos seus planos pagos

  • se o desbloqueio ao fim de 60 dias faria com que operadoras mais pequenas conseguissem crescer, aumentando o leque de opções para o utilizador

A medida seria bem-vinda em Portugal

Quem se mostrou preparado para abraçar esta ideia foi a T-Mobile. Recorde-se que a empresa tem um recurso de “Easy Switch” que te permite mudar para a operadora em breves instantes, como os próprios referem.

Se isto acontecer nos Estados Unidos, seria um avanço em termos de experiência de utilização. Naturalmente que também gostaríamos de ter um procedimento semelhante em Portugal, já que não são poucos os casos de insatisfação com as operadoras nacionais.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.