Mudanças no Google Chrome ameaçam futuro dos ad-blockers

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 1 min.

Apesar de todos os protestos da comunidade, a Google seguiu em frente com o Manifest V3 - a mais recente atualização de sistema para o Google Chrome. Apesar desta trazer boas mudanças para a comunidade, prejudica os serviços de ad-blocking.

Para quem não está familiarizado com o tema, os 'Manifests' são um conjunto de regras que os desenvolvedores de extensões têm de seguir, de forma a que as suas aplicações sejam aceites na Google Play Store.

Uma grande mudança no ecossistema de expansões Chrome

Chrome Extension DevUi
Crédito: Chrome For Developers

Desde dia 3 de junho que o Manifest V3 já se encontra em efeito nas aplicações de software design da Google - Por enquanto, ainda podemos descansar, sabendo que as nossas extensões continuarão funcionais.

No entanto, a desintegração de extensões baseadas no antigo Manifest V2 irá começar em breve, com efeito para todos os utilizadores.

A Google explicou que, em poucos meses, as extensões antigas irão começar a ser desativadas. Além disso, afirmam que o objetivo do Manifest V3 será de aumentar a segurança e integridade das extensões:

"(O objetivo) É proteger as funcionalidades existentes enquanto se melhora a segurança, privacidade, performance e confiabilidade do ecossistema de extensões como um todo."

Um futuro incerto para os ad-blockers

À primeira vista, somos até capazes de congratular a Google nesta iniciativa, que auxilia na luta contra a proliferação de malware e do ciber-crime.

No entanto, numa análise posterior, identificamos limitações que podem tornar muito mais complicada a vida de alguns programadores - as novas extensões terão um limite na quantidade de regras que podem incluir.

Esta regra significa que os ad-blockers, dependentes de um volume considerável de regras para o seu funcionamento, irão com certeza sofrer depois desta atualização.

Em resposta ao feedback da comunidade, a Google tentou oferecer mais suporte para user scripts, bem como um aumento do número de regras no API dos ad-blockers.

Ainda assim, os programadores temem que não será o suficiente para estes serviços terem o seu funcionamento ideal.

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso, tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.