Desde o lançamento inicial da PlayStation 5 que era possível visualizar a referência ao suporte para resolução 8K na caixa das consolas. No entanto, parece que a política da Sony quanto a isto está a mudar.
A descoberta foi feita por John Linneman, da Digital Foundry, que partilhou uma imagem na rede social X. Nesta vemos uma caixa da PlayStation 5 comum, das que ainda vemos nas lojas em Portugal, e outra aparentemente mais recente sem a etiqueta do 8K.
“Então aparentemente removeram o 8K da caixa na PS5? (Risos) Isso é muito engraçado e deveria ter sido feito há vários anos. É bastante óbvio que 8K não é adequado para essas máquinas (além do The Touryst) e os monitores de 8K não são desejáveis. Eu não iria querer um”, pode ler-se.
A nova caixa da PS5 apresenta-se com a etiqueta do HDR e da resolução até 4K a 120 frames por segundo. Um pormenor interessante é que se consultares o site da PlayStation Direct, a PS5 já aparece à venda também sem a etiqueta do 8K.
Tal como recorda o IGN, a PlayStation 5 foi lançada com a compatibilidade com monitores com resolução 8K. Além disso, prometia-se que teria suporte para conteúdo até 8K numa futura atualização de software.
Apenas The Touryst tem suporte para 8K na PS5
A verdade é que, até então, existe apenas um jogo com verdadeiro suporte para resolução 8K na PlayStation 5: o referido The Touryst. E chegados a 2024, podemos considerar que monitores, ou televisores 8K, não são propriamente comuns ou acessíveis.
Esta mudança de paradigma surge também numa altura em que está a ser desenvolvida a PlayStation 5 Pro. Será isto um sinal de que a Sony vai trazer essa etiqueta no novo modelo? O futuro lançamento o dirá.