Mozilla Firefox vai silenciar os irritantes vídeos de reprodução automática

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das coisas que mais me irrita hoje em dia quando estou a navegar na internet, são os sites que têm vídeos de reprodução automática. Não há nada pior do que estar a ler um notícia, e de repente começar a ouvir som de um vídeo que nem sabíamos que estava aberto.

Esta é cada vez mais uma prática comum, até mesmo em 'grandes' websites, que certamente não têm a necessidade de "impingir" conteúdo forçado aos seus visitantes. Agora, o Mozilla Firefox vai passar a proteger-te desses constantes acontecimentos.

Perfeito seria conseguir bloquear este tipo de vídeo por completo, tal como se fez com as publicidades que abriam em janelas pop-up. Ainda que não se tenha chegado a esse nível. O Firefox 66 vai passar a silenciar todos estes vídeos, evitando assim que te incomodem.

Mozilla Firefox vai ajudar-te a experienciar a internet como ela deveria ser

De acordo com a publicação no seu site oficial, todos os vídeos que comecem a sua reprodução sem qualquer ação direta do visitante, terão o seu áudio silenciado. Estas implementações irão chegar tanto à versão PC como mobile.

Assim como acontece em outras funcionalidades do Mozilla Firefox. Os utilizadores vão ter a possibilidade de configurar sites de forma individual. Podendo bloquear esta funcionalidade em determinados sites, como o YouTube por exemplo.

A Mozilla faz ainda referência às boas práticas na internet por parte dos sites. Como seria de esperar, os utilizadores deveriam apenas ser expostos a vídeos quando interagem com os mesmos. A sua apresentação automática é intrusiva e não deveria ser permitida.

Esta nova funcionalidade vai ser implementada na versão 66 do Mozilla Firefox. Que tem lançamento previsto para o próximo dia 19 de março.

Editores 4gnews recomendam:

Firefox Focus: O browser Android com uma prioridade, privacidade!

Microsoft – Mozilla Firefox já pode ser testado no Windows 10 ARM

Apple aconselhada por analista a avançar para a compra da Netflix

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.