Motorola vai revelar mais 19 novos smartphones em 2022 no mercado global

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Ao que tudo indica, a Motorola pretende lançar mais 19 novos smartphones, ainda este ano no mercado global.

A empresa detida pela Lenovo quer inundar as prateleiras das lojas com terminais seus, divididos pelos diferentes segmentos de mercado. Isto se a crise de escassez de componentes continuar a desacelerar.

Mais 19 novos smartphones Motorola lançados até ao final deste ano

A Motorola, agora detida pela chinesa Lenovo, está a apostar numa reentrada em grande estilo no mercado global. No final de 2021, conseguiu ultrapassar a Xiaomi e lançar em primeiro lugar um smartphone equipado com o chip Snapdragon 8 Gen 1 e para este ano parece que a estratégia é (ainda) mais ambiciosa.

De acordo com o site 91Mobiles, a marca tem planos para lançar mais 19 novos smartphones até ao final de 2022 no mercado global. Se tudo correr bem e conforme o plano de cronograma definido pela empresa, mas claro que pode sofrer alguns ajustes se a crise de componentes se agravar.

Para já, o site 91Mobiles mantém-nos em suspense, avançando apenas alguns pormenores sobre quais são os terminais que vão ser lançados este ano pela marca e, por essa razão, não é ainda conhecida a lista completa dos felizes contemplados. O mesmo site promete que, em breve, fará a revelação total.

Mas para já, sabemos que os terminais de gama média Moto G Stylus 2022 e Moto G22 podem surgir em mais versões, nomeadamente com suporte para comunicações 5G.

Também a série flagship Edge 30 vai ser ampliada com vários novos modelos, desde logo a começar pelo terminal agora conhecido como Frontier, mas que mais tarde irá adotar a designação de Edge 30 Ultra. Este smartphone é apontado como o primeiro terminal a chegar ao mercado com o chip Snapdragon 8 Gen 1 Plus, isto se a Motorola conseguir, mais uma vez, superar a Xiaomi no lançamento.

Motorola Edge 30 pode chegar já em abril

Outro dos novos modelos desta série é o Motorola Edge 30 padrão, cuja chegada está prevista já para o próximo mês de abril. A Motorola não perde mesmo tempo.

Vários rumores sugerem que o terminal vai chegar equipado com um ecrã OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 144 Hz. A alimentar o equipamento vai estar uma bateria de 4.020 mAh, mas o suporte para carregamento rápido não é ainda conhecido.

Na parte ótica, é expectável que tenha uma câmara frontal de 32 megapixéis e uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 50 megapixéis, mais um segundo sensor também de 50 megapixéis e, por último, um mais pequeno com dois megapixéis.

Deverá ficar disponível nas variantes de 6 GB de memória RAM e 128 de armazenamento interno, 8 GB + 128 GB e ainda 8 GB de RAM e 256 GB de memória interna. Sobre o processador não há informações.

O que já sabemos sobre o Motorola Edge 30 Lite e Edge 30+

Mas a série Edge 30 pode ainda contar com mais dois novos terminais, são eles o Motorola Edge 30 Lite e Edge 30+. Tal como o nome indica, o modelo Lite terá especificações mais básicas que os restantes elementos da família.

Assim espera-se que esteja equipado com o processador Snapdragon 695 emparelhados com 6 GB ou 8 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento interno. Terá igualmente uma bateria de 4.020 mAh, mas o ecrã é mais pequeno com 6,28 polegadas, resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz.

Na parte ótica vai apresentar uma configuração de câmara tripla com um sensor primário de 64 megapixéis, acompanhado por mais dois sensores de 13 megapixéis de resolução, cada um. A câmara frontal terá 32 megapixéis.

Por sua vez, o smartphone que chegará sob a designação Edge 30+ estará equipado com um chip MediaTek com dois núcleos Cortex-A78 de 2,6 GHz e seis núcleos Cortex-A55. Já se sabe que terá também suporte para a caneta digital, à semelhança do Edge 30 Pro, e que será alimentado por uma bateria robusta de 5.000 mAh.

Vai contar com o mesmo ecrã e configuração ótica do modelo Edge 30. Por isso terá um ecrã OLED de 6,55 polegadas com resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 144 Hz e configuração de câmara tripla com sensor primário de 50 megapixéis, um segundo sensor também de 50 megapixéis e um terceiro sensor com dois megapixéis de resolução. Espera-se que seja lançado no terceiro trimestre deste ano.

Da extensa lista de 19 novos smartphones, para já estes foram os revelados. Mas muito em breve deveremos ver a lista total divulgada no mundo Web e com mais pormenores das especificações técnicas de ca uma dos terminais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi Note 12: próximos smartphones Xiaomi podem estrear já em abril!
  • Xiaomi POCO F4 está a chegar! Estes são os derradeiros detalhes
  • Realme 9 vai ser a primeira série com esta especificação disponível no mercado
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt