Motorola: topo de gama Edge 30 Pro chega a 24 de fevereiro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Foi o primeiro smartphone com Snapdragon 8 Gen 1 a ser disponibilizado no mercado chinês e agora ao que tudo indica o topo de gama da Motorola terá a sua estreia global.

Chega com um nome diferente, Edge 30 Pro, e a data escolhida pela marca é o próximo dia 24 de fevereiro.

Publicação no Twitter da Lenovo indica data de lançamento global do Motorola Edge 30 Pro

A Motorola conseguiu captar todas as atenções do mundo high-tech quando lançou o Edge X30, o primeiro terminal a chegar ao mercado com o processador Snapdragon 8 Gen 1. Com este lançamento, a Motorola conseguiu ultrapassar a Xiaomi e quebrar a tradição de esta última marca chinesa ser sempre a primeira a apresentar os novos chips da Qualcomm.

No entanto, o lançamento do Edge X30 limitou-se ao mercado chinês e há muito tempo que o resto do mundo espera por ter este terminal. Mas agora ao que tudo indica, a espera está em vias de terminar.

Tudo porque, muito provavelmente, o smartphone chega ao mercado global já no próximo dia 24 de fevereiro, mas com uma nova designação: Motorola Edge 30 Pro. A "pista" chega através de de uma publicação no Twitter da Lenovo com o hashtag #findyouredge que inclui a data de 24 de fevereiro.

Tendo em conta esta publicação, espera-se que o Motorola Edge 30 Pro chegue então nesta data anunciada. Entretanto outras notícias avançam que a marca está a preparar o lançamento de mais um terminal de topo, o para já conhecido como Frontier, que deve chegar no final deste ano.

Especificações esperadas no Motorola Edge 30 Pro

Ao que tudo indica, o Edge 30 Pro vai incluir as mesmas especificações do modelo disponível no mercado chinês como Edge X30. Assim espera-se que o terminal venha equipado com um ecrã Full HD+ de 6,7 polegadas com uma resolução de 2400x1080 pixéis e uma taxa de atualização de 144 Hz.

No mercado chinês estão disponíveis duas variantes: uma com o ecrã perfurado para alojar a câmara frontal e outra com esta câmara embutida no ecrã. Mas ao mercado global deve chegar a versão com o ecrã perfurado que irá incluir uma câmara frontal de 60 megapixéis.

Tal como já referimos, aos comandos está o processador Snapdragon 8 Gen 1, sendo que o Edge 30 Pro corre Android 12 sob a interface MyUI 3.0. Já a alimentar o terminal está uma bateria robusta de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 68 watts.

No que diz respeito à memória RAM estão disponíveis variantes com 8 GB e 12 GB, assim como no armazenamento interno existem as capacidades de 18 GB e 256 GB.

Preços das variantes globais do Motorola Edge 30 Pro mantêm-se no segredo dos deuses

Na parte ótica, o Edge 30 Pro conta com uma configuração de câmara traseira tripla com um sensor primário de 50 megapixéis com estabilização ótica de imagem, um sensor ultra angular também de 50 megapixéis e ainda um sensor de profundidade de dois megapixéis.

Mas existe um pormenor que se mantém no segredo dos deuses: o preço. Para já, é ainda desconhecido o custo com que cada variante do topo de gama da Motorola chegará ao mercado global.

É possível que, entretanto, nos próximos dias essa informação seja revelada. E assim que a revelação seja feita, anunciaremos logo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Oficial: Xiaomi confirma data de lançamento dos Redmi K50 e primeira surpresa
  • Samsung: evento Galaxy Unpacked acontece hoje e tem o Metaverso como pano de fundo
  • Apple transforma o teu iPhone num terminal de pagamento contactless
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt