Motorola surpreende com este sensor Samsung HP1 de 200 MP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung é responsável pelo desenvolvimento de vários componentes para os smartphones e dispositivos móveis, desde chips de memória até aos sensores de imagem. Com efeito, um dos seus mais audazes sensores de imagem é o Samsung HP1 com uma resolução máxima de 200 MP, ainda por estrear no mercado mobile, mas a Motorola já se antecipou.

Ainda que a própria Samsung não seja a primeira fabricante a usar este sensor HP1, temos já uma alternativa de peso na forma da Motorola. Com efeito, esta tecnológica norte-americana já expressou o seu interesse neste componente. Ademais, fez saber que o colocará num dos seus próximos telemóveis de gama alta a estrear muito em breve.

O primeiro smartphone Motorola com sensor Samsung HP1 chega em julho

Evocando o passado, foi a Xiaomi a primeira fabricante a usar o sensor de 108 MP da Samsung pouco depois da sua estreia. Agora, com o novo Samsung HP1 de 200 MP pronto para utilização industrial será a Motorola a primeira a empregar as suas capacidades.

Aliás, a própria Motorola, através das suas redes sociais, já deu a saber que "Um novo padrão de qualidade para a captação de imagem, não limitada por parâmetros, será descoberto com a nova era de fotografia móvel com 200 MP". Em suma, a Motorola já havia dado a conhecer a sua intenção de usar este novo sensor e explorar as suas capacidades.

Contamos assim com a apresentação oficial de um novo smartphone Motorola Moto de gama alta durante o mês de julho. Nesse sentido apontam as mais recentes fugas de informação, bem como os rumores e partilhas até à data. Aliás, recordamos em seguida a partilha efetuada pelo leaker Roland Quandt já no início do ano.

Smartphone Motorola chega em julho com sensor Samsung HP1

Para além do novo sensor de imagem Samsung HP1 o telemóvel Motorola integrará também o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, ou seja, o mais poderoso chipset atualmente disponível para smartphones Android. Mais ainda, contamos com o padrão de carregamento rápido a 125 W de potência neste smartphone identificado pelo nome de código "Frontier".

Importa notar que o sensor Samsung ISOCELL HP1 tem 1/1,22 polegadas com cada pixel a medir 0,64 μm. Além disso, o sensor suporta a tecnologia ISOCELL 3.0 que, na prática, agrega a informação de quatro pixeis adjacentes em um consoante o cenário a fotografar. Ou seja, em caso de necessidade o sensor pode produzir imagens de 50 MP.

Mais ainda, o sensor Samsung é capaz de gravar vídeo com resolução 8K até 30 fps com ótima manutenção do detalhe. Ainda de acordo com a Samsung este HP1 entregará uma versatilidade inédita para a captação de imagem e fotografia a qualquer dispositivo móvel que o utilize.

Por fim, aguardamos agora pela confirmação da data de apresentação deste smartphone Motorola ao qual se deve seguir um dispositivo Xiaomi com este mesmo componente. Posteriormente teremos também smartphones Samsung a usar o seu sensor ISOCELL HP1.

Editores 4gnews recomendam:

  • TSMC garante chipsets a 3 nm em 2023 com os 2 nm já no horizonte!
  • Xiaomi 12 Ultra: marca descuida-se e confirma pormenores do smartphone
  • Amazfit Band 7 chega em breve para competir com a Redmi Smart Band Pro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.