Motorola surpreende com este sensor Samsung HP1 de 200 MP

Rui Bacelar
Comentar

A Samsung é responsável pelo desenvolvimento de vários componentes para os smartphones e dispositivos móveis, desde chips de memória até aos sensores de imagem. Com efeito, um dos seus mais audazes sensores de imagem é o Samsung HP1 com uma resolução máxima de 200 MP, ainda por estrear no mercado mobile, mas a Motorola já se antecipou.

Ainda que a própria Samsung não seja a primeira fabricante a usar este sensor HP1, temos já uma alternativa de peso na forma da Motorola. Com efeito, esta tecnológica norte-americana já expressou o seu interesse neste componente. Ademais, fez saber que o colocará num dos seus próximos telemóveis de gama alta a estrear muito em breve.

O primeiro smartphone Motorola com sensor Samsung HP1 chega em julho

Motorola

Evocando o passado, foi a Xiaomi a primeira fabricante a usar o sensor de 108 MP da Samsung pouco depois da sua estreia. Agora, com o novo Samsung HP1 de 200 MP pronto para utilização industrial será a Motorola a primeira a empregar as suas capacidades.

Aliás, a própria Motorola, através das suas redes sociais, já deu a saber que "Um novo padrão de qualidade para a captação de imagem, não limitada por parâmetros, será descoberto com a nova era de fotografia móvel com 200 MP". Em suma, a Motorola já havia dado a conhecer a sua intenção de usar este novo sensor e explorar as suas capacidades.

Motorola's next gen flagship... first pic, most specs. 200 MP main cam and Snapdragon 8 Gen1 "Plus" (SM8475) https://t.co/r5j2u8PSap

— Roland Quandt (@rquandt) 25 de janeiro de 2022

Contamos assim com a apresentação oficial de um novo smartphone Motorola Moto de gama alta durante o mês de julho. Nesse sentido apontam as mais recentes fugas de informação, bem como os rumores e partilhas até à data. Aliás, recordamos em seguida a partilha efetuada pelo leaker Roland Quandt já no início do ano.

Smartphone Motorola chega em julho com sensor Samsung HP1

Samsung Motorola

Para além do novo sensor de imagem Samsung HP1 o telemóvel Motorola integrará também o processador Snapdragon 8+ Gen 1 da Qualcomm, ou seja, o mais poderoso chipset atualmente disponível para smartphones Android. Mais ainda, contamos com o padrão de carregamento rápido a 125 W de potência neste smartphone identificado pelo nome de código "Frontier".

Importa notar que o sensor Samsung ISOCELL HP1 tem 1/1,22 polegadas com cada pixel a medir 0,64 μm. Além disso, o sensor suporta a tecnologia ISOCELL 3.0 que, na prática, agrega a informação de quatro pixeis adjacentes em um consoante o cenário a fotografar. Ou seja, em caso de necessidade o sensor pode produzir imagens de 50 MP.

Motorola has released a teaser dedicated to the upcoming announcement of a new smartphone. The teaser also revealed a key feature of the module: its sensor will have a resolution of 200 MP. According to insiders, we are talking about the Samsung ISOCELL HP1 sensor (1/1.22", 0.64

— Yaroslav Gavrilov  (@appletester_rus) 10 de junho de 2022

Mais ainda, o sensor Samsung é capaz de gravar vídeo com resolução 8K até 30 fps com ótima manutenção do detalhe. Ainda de acordo com a Samsung este HP1 entregará uma versatilidade inédita para a captação de imagem e fotografia a qualquer dispositivo móvel que o utilize.

Por fim, aguardamos agora pela confirmação da data de apresentação deste smartphone Motorola ao qual se deve seguir um dispositivo Xiaomi com este mesmo componente. Posteriormente teremos também smartphones Samsung a usar o seu sensor ISOCELL HP1.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com